O Acesso de Crianças com Diferenças Funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Goiânia e Aparecida de Goiânia nos Anos de 2020 a 2022

Palavras-chave: Criança, Diferenças Funcionais, Inclusão

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido dentro do eixo temático educação inclusiva e diversidade. A pesquisa busca compreender de forma documental como se efetiva a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e como vem sendo realizada a inclusão das crianças com diferenças funcionais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais; no contexto dos Municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, entre os anos de 2020 a 2022. Assim, a pesquisa teve como principal fonte de dados, documentos disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Educação de Goiânia e Aparecida de Goiânia. As informações alvo se delimitaram na documentação referente a política de inclusão dos Municípios e no número de matriculas das crianças com diferenças funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais. A pesquisa é de cunho documental, qualitativo quantitativo, para análise dos dados, realizou-se levantamento bibliográfico e teórico sobre o objeto de estudo. Destarte, este trabalho visa suscitar reflexões acerca da importância das pluralidades no ambiente escolar, na perspectiva da Educação Inclusiva e no contexto da Educação Regular. Bem como, questionamentos por meio de embasamento teórico, de como a presença e/ou ausência das crianças com diferenças funcionais na rede pública dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia-GO, pode influenciar no desenvolvimento global das crianças com diferenças funcionais. Deste modo, os dados revelaram a disparidade nas políticas de inclusão entre os municípios, e indica um crescimento progressivo das crianças com diferenças funcionais nas redes municipais de ensino, entretanto, ainda tímido em relação ao número total de matriculados.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduada em Licenciatura em Pedagogia Bilíngüe Português/Libras, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Aparecida de Goiânia/GO. Discente da pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – campus Cidade de Goiás, GO, Brasil.

Alciane Barbosa Macedo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura, docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, campus Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia, GO, Brasil.

Referências

ANTUNES, R. L. C. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R. L. C.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. v. 58, São Paulo: Cortez, 2017.

GIARETA, P. F. Fundamentos político-pedagógicos da BNCC: considerações sobre o Estado educador e a produção de hegemonia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 6, e2118187, p. 1-17, 2021.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

JESUS, A. T. Educação e hegemonia no pensamento de Antonio Gramci. São Paulo: Cortez, 1989.

MELO, A. S. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SILVA, D. R. Hegemonia e educação: proposta gramsciana de superação da subalternidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
RIBEIRO DA SILVA , P.; BARBOSA MACEDO PEREIRA, A. O Acesso de Crianças com Diferenças Funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Goiânia e Aparecida de Goiânia nos Anos de 2020 a 2022. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 144-158, 23 dez. 2023.