O Desenho da Figura Humana e (possíveis) Sinais de Violência Sexual contra Crianças
Resumo
O presente trabalho origina-se de nossa dissertação de mestrado e objetiva problematizar como a análise do Desenho da Figura Humana pode auxiliar os/as docentes na identificação de situações de violência vivenciadas por alunos e alunas. A justificativa do trabalho recai sobre a importância da escuta e do respeito às formas de expressão infantil e a mediatização das relações da criança com o mundo, tarefa inerente à profissão de educar. O referencial teórico apresentado se pauta na área da Psicologia e nos estudos que analisam o Desenho da Figura Humana em seus aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais e destacam a importância da educação sexual na formação docente a fim de subsidiar o olhar atento às produções infantis que podem representar situações de violação de direitos, especificamente a violência sexual. Apresentamos o desenho de uma criança de cinco anos de idade a fim de ilustrar como o Desenho da Figura Humana pode ser percebido e analisado na sala de aula. As considerações finais trazem apontamentos sobre como o “tipo” de corpo que é apresentado às crianças influencia na composição do Desenho da Figura Humana e na restrição ou liberdade para expressarem suas vivências por meio desse recurso gráfico e para a necessidade de que as professoras/es tenhas acesso aos conhecimentos do corpo e da educação sexual.
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