A Pedagogia da Hegemonia em Gramsci no contexto da Sociedade Capitalista Contemporânea: aproximações teóricas

Palavras-chave: Hegemonia, Estado Educador, Educação

Resumo

Este texto aborda a relação entre hegemonia, Estado e educação no pensamento de Gramsci como exercício teórico-metodológico para compreensão das políticas educacionais em curso, também aquelas para a educação da infância. Metodologicamente, estrutura-se como uma pesquisa qualitativa com aporte na técnica da análise documental, objetivando produzir subsídios para a leitura da relação entre educação e hegemonia na expressão contemporânea da sociedade capitalista. Ancora-se nas leituras de diversos estudiosos, entre eles Antunes (2009), Antunes e Pinto (2017), Jesus (1989), Giareta (2021), Gramsci (1968; 1982), Melo (2005), Neves (2005), Silva (2016), que demonstram que as ações político-econômicas de caráter hegemônico possuem grande poder de afetação na vida social e cultural e, portanto, na educação escolar; na relação do Estado como educador; na relação entre educação e hegemonia; e na ação de organismos internacionais para a manutenção do grande capital. Também busca em Gramsci alternativas para a produção de outra hegemonia, capaz de emergir, de forma orgânica, a organização das classes subalternizadas.

Biografia do Autor

Marcos Geraldo Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Educação do Campo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Três Lagoas, MS, Brasil.

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

ANTUNES, R. L. C. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R. L. C.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. v. 58, São Paulo: Cortez, 2017.

GIARETA, P. F. Fundamentos político-pedagógicos da BNCC: considerações sobre o Estado educador e a produção de hegemonia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 6, e2118187, p. 1-17, 2021.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

JESUS, A. T. Educação e hegemonia no pensamento de Antonio Gramci. São Paulo: Cortez, 1989.

MELO, A. S. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SILVA, D. R. Hegemonia e educação: proposta gramsciana de superação da subalternidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Publicado
2023-12-23
Como Citar
GERALDO VIEIRA, M.; FIORAVANTE GIARETA, P. A Pedagogia da Hegemonia em Gramsci no contexto da Sociedade Capitalista Contemporânea: aproximações teóricas. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 15-28, 23 dez. 2023.