A Pedagogia da Hegemonia em Gramsci no contexto da Sociedade Capitalista Contemporânea: aproximações teóricas
Resumo
Este texto aborda a relação entre hegemonia, Estado e educação no pensamento de Gramsci como exercício teórico-metodológico para compreensão das políticas educacionais em curso, também aquelas para a educação da infância. Metodologicamente, estrutura-se como uma pesquisa qualitativa com aporte na técnica da análise documental, objetivando produzir subsídios para a leitura da relação entre educação e hegemonia na expressão contemporânea da sociedade capitalista. Ancora-se nas leituras de diversos estudiosos, entre eles Antunes (2009), Antunes e Pinto (2017), Jesus (1989), Giareta (2021), Gramsci (1968; 1982), Melo (2005), Neves (2005), Silva (2016), que demonstram que as ações político-econômicas de caráter hegemônico possuem grande poder de afetação na vida social e cultural e, portanto, na educação escolar; na relação do Estado como educador; na relação entre educação e hegemonia; e na ação de organismos internacionais para a manutenção do grande capital. Também busca em Gramsci alternativas para a produção de outra hegemonia, capaz de emergir, de forma orgânica, a organização das classes subalternizadas.
Referências
ANTUNES, R. L. C.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. v. 58, São Paulo: Cortez, 2017.
GIARETA, P. F. Fundamentos político-pedagógicos da BNCC: considerações sobre o Estado educador e a produção de hegemonia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 6, e2118187, p. 1-17, 2021.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
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MELO, A. S. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
SILVA, D. R. Hegemonia e educação: proposta gramsciana de superação da subalternidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Copyright (c) 2023 Marcos Geraldo Vieira, Paulo Fioravante Giareta
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