A (In)visibilidade da Creche na Formação do Pedagogo - O Lugar da Criança de 0 a 3 anos no Currículo do Curso de Pedagogia

Palavras-chave: Currículo, Educação Infantil, Zero a três anos, Formação de Professores

Resumo

O debate em torno da formação de professores para a educação das crianças de 0 a 3 anos vem crescendo desde a inserção da Educação Infantil na educação básica com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LBD), Lei nº 9.394/96. O objetivo central desse estudo foi analisar os currículos do curso de Pedagogia da UESPI/Picos, de sua criação aos dias atuais, em busca da (in)visibilidade das crianças de zero a três anos na formação do pedagogo. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como instrumento de estudo as matrizes curriculares do curso de Pedagogia de Picos e suas ementas, de 2004 aos dias atuais. Este estudo dialoga com autores como com Brasil (1996), Barbosa (2013), Santos (2014), Simões e Garcia (2018), Brandt e Hobold (2019), dentre outros. Foram analisados o currículo 01 do PPC/2004; o 14 do PCC/2009 e o 22 do PPC/2017, ainda em vigência. Neles, analisou-se o fluxograma e as ementas das disciplinas com a denominação Educação Infantil em seus títulos. Conclui-se que há uma invisibilidade da creche na formação do pedagogo e isso pode estar relacionado com a concepção de criança e infância que permeia o imaginário dos formuladores das propostas de formação de professores, embora tenhamos um vasto arcabouço documental que coloca os bebês como sujeitos de direitos. Essa lacuna sugere que ela é fruto do histórico de dicotomias que marca a trajetória do curso o que reforça a necessidade de a UESPI debater o assunto nas reformulações futuras do currículo de Pedagogia.

Biografia do Autor

Maria Carmem Bezerra Lima, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Educação. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Piauí, Campus Prof. Barros Araújo, Picos, PI, Brasil.

Adalgisa Moura Silva, Universidade Estadual do Piauí

Especialização em Psicopedagogia. Creche e Espaço Educacional Tia Kátia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Picos, PI, Brasil.

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Publicado
2023-12-23
Como Citar
BEZERRA LIMA, M. C.; MOURA SILVA, A. A (In)visibilidade da Creche na Formação do Pedagogo - O Lugar da Criança de 0 a 3 anos no Currículo do Curso de Pedagogia. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 29-49, 23 dez. 2023.