O Estagiário Homem na Educação Infantil e os Desafios de sua Formação
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender quais dificuldades enfrentam os estagiários do sexo masculino para concluir a graduação durante a formação inicial, principalmente em relação a sua presença nos Centros de Educação Infantil e seu contato com crianças pequenas, bem como, entender como se sentem diante do preconceito e quais alternativas encontram para se manter na carreira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e explicativa, cujos dados foram gerados a partir de um questionário com 14 perguntas abertas e fechadas, enviado via google forms, a cinco estagiários que aceitaram participar da pesquisa. Os resultados indicam que as dificuldades que os profissionais do sexo masculino vivenciam para ingressar e permanecer na Educação Infantil se devem aos valores que existem no meio sociocultural em que vivemos, que reforçam modelos educacionais idealizados. Apesar das variações nas respostas ainda é possível notar certo medo e insegurança no local de trabalho, outros demonstram medo de se comunicar com os pais, mas há também muita vontade de superar os desafios. Sendo assim, as categorias de análise que emergiram dos resultados do trabalho foram: trabalho, preconceito, estranhamento, medo e não lugar.
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