O Estagiário Homem na Educação Infantil e os Desafios de sua Formação

Palavras-chave: Educação Infantil, Gênero, Estagiário do sexo masculino

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender quais dificuldades enfrentam os estagiários do sexo masculino para concluir a graduação durante a formação inicial, principalmente em relação a sua presença nos Centros de Educação Infantil e seu contato com crianças pequenas, bem como, entender como se sentem diante do preconceito e quais alternativas encontram para se manter na carreira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e explicativa, cujos dados foram gerados a partir de um questionário com 14 perguntas abertas e fechadas, enviado via google forms, a cinco estagiários que aceitaram participar da pesquisa. Os resultados indicam que as dificuldades que os profissionais do sexo masculino vivenciam para ingressar e permanecer na Educação Infantil se devem aos valores que existem no meio sociocultural em que vivemos, que reforçam modelos educacionais idealizados. Apesar das variações nas respostas ainda é possível notar certo medo e insegurança no local de trabalho, outros demonstram medo de se comunicar com os pais, mas há também muita vontade de superar os desafios. Sendo assim, as categorias de análise que emergiram dos resultados do trabalho foram: trabalho, preconceito, estranhamento, medo e não lugar.

Biografia do Autor

Érika de Castro Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. É professora da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, Três lagoas, MS, Brasil.

Vivianny Bessão Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (SP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas e Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. É membro da ABALf - Sociedade Brasileira e Alfabetização e da SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação. Atua nas áreas de História da Educação; História da literatura infantil e juvenil; Alfabetização e Letramento. Professora do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dez. 1996.

DEMARTINI, Z. B. F.; ANTUNES, F. F. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, p. 5–14, 1993.

FERREIRA, A. T. B. A mulher e o magistério: razões da supremacia feminina (a profissão docente em uma perspectiva histórica). Tópicos Educacionais, v. 16, n. 1–3, p. 46–61, 1998.

KRAMER, S. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2007.

MARTINS, A. M.; RABELO, A. O. “A mulher no magistério brasileiro: um histórico sobre a feminização do magistério”. In: VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 6167-6176.

OLIVEIRA, L. A. de; GONÇALVES, J. P. Docência masculina em Naviraí / MS: vivências e representações sociais. COMUNICAÇÕES (UNIMEP), v. 27, p. 167-177, 2020.

GONÇALVES, J. P. Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida! Paixão, identidade e formação na docência masculina. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-20, 2020.

RAMOS, J. Um estudo sobre os professores homens da educação infantil e as relações de gênero na Rede Municipal de Belo Horizonte – MG. 2011. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, C.R. da. Docência masculina na educação infantil: impressões de um iniciante. Gênero e raça em discussão. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
DE CASTRO NOGUEIRA, ÉRIKA; ASSIS, V. B. O Estagiário Homem na Educação Infantil e os Desafios de sua Formação. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 97-113, 23 dez. 2023.