Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil

Palavras-chave: Formação Continuada, Educação Infantil, Formação em contexto

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a formação continuada de professoras da Educação Infantil considerando que ela é imprescindível para o desenvolvimento profissional dos professores e possibilita novas práticas no ambiente escolar. Foi definida a seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a formação continuada dos professores da Educação Infantil e qual é a contribuição para a prática docente? A partir desta delimitação foram definidos os seguintes objetivos: identificar, a partir das pesquisas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como ocorre a formação continuada das professoras da educação infantil; analisar qual a contribuição da formação continuada para a prática docente. A pesquisa pautou-se em autores que compreendem a formação continuada como meio para as mudanças efetivas na educação, como Marcelo (1999), Imbernón (2009, 2010, 2011) e Oliveira-Formosinho (2002, 2016). A metodologia da pesquisa foi organizada a partir da abordagem qualitativa com busca de pesquisas sobre a formação continuada na educação Infantil na BDTD. As pesquisas foram organizadas em categorias e a análise privilegiou aquelas que expressavam a formação continuada em diferentes regiões do país. Conclui-se que a formação continuada em diferentes regiões do Brasil, nas pesquisas, indica diferentes formas de organização vinculadas ou não à inciativa privada; cursos de curta duração e/ou programas de formação. Como contribuições da formação continuada destacam-se: reflexões coletivas contextualizadas que possibilitam repensar a prática; formação em contexto; sistematizações coletivas com produção de materiais. 

Biografia do Autor

Driele Andressa dos Santos Rieger, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Simone Regina Cartaxo Manosso

Doutora em Educação da linha de pesquisa Ensino Aprendizagem (UEPG), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ponta Grossa, PR, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-12-23
Como Citar
RIEGER, D. A. DOS S.; MANOSSO, S. R. C. Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 50-68, 23 dez. 2023.