Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a formação continuada de professoras da Educação Infantil considerando que ela é imprescindível para o desenvolvimento profissional dos professores e possibilita novas práticas no ambiente escolar. Foi definida a seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a formação continuada dos professores da Educação Infantil e qual é a contribuição para a prática docente? A partir desta delimitação foram definidos os seguintes objetivos: identificar, a partir das pesquisas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como ocorre a formação continuada das professoras da educação infantil; analisar qual a contribuição da formação continuada para a prática docente. A pesquisa pautou-se em autores que compreendem a formação continuada como meio para as mudanças efetivas na educação, como Marcelo (1999), Imbernón (2009, 2010, 2011) e Oliveira-Formosinho (2002, 2016). A metodologia da pesquisa foi organizada a partir da abordagem qualitativa com busca de pesquisas sobre a formação continuada na educação Infantil na BDTD. As pesquisas foram organizadas em categorias e a análise privilegiou aquelas que expressavam a formação continuada em diferentes regiões do país. Conclui-se que a formação continuada em diferentes regiões do Brasil, nas pesquisas, indica diferentes formas de organização vinculadas ou não à inciativa privada; cursos de curta duração e/ou programas de formação. Como contribuições da formação continuada destacam-se: reflexões coletivas contextualizadas que possibilitam repensar a prática; formação em contexto; sistematizações coletivas com produção de materiais.
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