A Formação do Professor de Educação Inclusiva sob a Perspectiva Neoliberal

Palavras-chave: Formação de Professores, Professor Inclusivo, Neoliberalismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de pesquisa discutir sobre a formação do professor na perspectiva inclusiva diante do sistema educacional brasileiro que se desenvolve no viés do neoliberalismo. Por meio de Revisão Bibliográfica baseada em autores que abordam a questão histórica da globalização, do capitalismo e do neoliberalismo, ancorando-se em leis que defendem uma educação para todos e diretrizes de formação de professores, buscou-se discutir como ocorre a formação do professor na perspectiva inclusiva no bojo de um sistema neoliberal. O estudo trouxe discussões sobre as formações inicial e continuada de professores, diante dos principais referenciais teóricos, António Nóvoa e Bernadete Gatti. Assim, a partir das reflexões elencadas é relevante enfatizar a importância de um olhar significativo com relação às políticas públicas educacionais para a garantia de formações que contribuam à constituição de professores crítico-reflexivos para o desenvolvimento de suas práticas docentes, não apenas sendo formados numa perspectiva generalista pela imposição de um sistema baseado no neoliberalismo focalizando o preparo para o mercado de trabalho. Destacou-se também, que neste contexto, o professor inclusivo também é formado com características subjetivas de maneira polivalente, fruto de programas voltados às diretrizes que pautam-se na perspectiva neoliberal. 

Biografia do Autor

Mirian Batista dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Três Lagoas, MS, Brasil. Mestranda em Educação pelo Programa Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS, Brasil.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pós- doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, Brasil. É coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE) na Universidade Estadual Paulista- Marília. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas, MS atuando na graduação e no PPGE/ Mestrado em Educação. 

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Publicado
2023-12-23
Como Citar
BATISTA DOS SANTOS CARVALHO, M.; DA SILVA CUNHA NOGUEIRA, I. A Formação do Professor de Educação Inclusiva sob a Perspectiva Neoliberal. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 114-130, 23 dez. 2023.