A Formação do Professor de Educação Inclusiva sob a Perspectiva Neoliberal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo de pesquisa discutir sobre a formação do professor na perspectiva inclusiva diante do sistema educacional brasileiro que se desenvolve no viés do neoliberalismo. Por meio de Revisão Bibliográfica baseada em autores que abordam a questão histórica da globalização, do capitalismo e do neoliberalismo, ancorando-se em leis que defendem uma educação para todos e diretrizes de formação de professores, buscou-se discutir como ocorre a formação do professor na perspectiva inclusiva no bojo de um sistema neoliberal. O estudo trouxe discussões sobre as formações inicial e continuada de professores, diante dos principais referenciais teóricos, António Nóvoa e Bernadete Gatti. Assim, a partir das reflexões elencadas é relevante enfatizar a importância de um olhar significativo com relação às políticas públicas educacionais para a garantia de formações que contribuam à constituição de professores crítico-reflexivos para o desenvolvimento de suas práticas docentes, não apenas sendo formados numa perspectiva generalista pela imposição de um sistema baseado no neoliberalismo focalizando o preparo para o mercado de trabalho. Destacou-se também, que neste contexto, o professor inclusivo também é formado com características subjetivas de maneira polivalente, fruto de programas voltados às diretrizes que pautam-se na perspectiva neoliberal.
Referências
ALVES, N. Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 mar. 2022.
BRASIL. Lei n. 11.502, de julho de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11502.htm. Acesso em: 05 de jul. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf (senado.leg.br). Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Resolução n. 2, de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 05 de jul. 2023.
CARDOSO. M.L. Sobre as relações sociais capitalistas. In: NEVES. L. M. W.; FRANÇA, J. C. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Editora FIOCRUZ. 2006. Disponível em https://doi.org/10.7476/9788575416129. Acesso em: 05 de jul. 2023.
GATTI. B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Fundação Carlos Chagas, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2023.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura. São Paulo: Cortez, 2003.
MENDES, G. E. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto, 2010. pp. 93-109.
NEVES. L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
NOGUEIRA, I da S. C.; BISPO, S. A. da. S. Formação de professores e a crise da autoridade docente: a educação humanizada como alternativa viável. Todas as Letras, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 1-16, set./dez., 2022.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1999.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 02 de jul. 2023.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt#. Acesso em: 02 de jul. de 2023.
PAULANI, L.M. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: NEVES. L. M. W.; FRANÇA, J. C. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Editora FIOCRUZ. 2006. Disponível em https://doi.org/10.7476/9788575416129. Acesso em: 05 de jul. 2023.
OLIVEIRA, F. Â. de. ARAÚJO, A. C. B. Inclusão escolar e neoliberalismo: a quem serve a lógica da normalização, performance e competição? Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor>. Acesso em: 04 de jul. 2023.
PEREIRA, M. de F. S. C. O professor inclusivo: uma invenção contemporânea. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2014.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 31. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
Copyright (c) 2023 Mirian Batista dos Santos Carvalho, Ione da Silva Cunha Nogueira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.