Atividades Lúdicas: O Jogo e as Brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental – O Olhar das Professoras

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Jogo, Brincadeira

Resumo

O presente artigo buscou discutir a importância lúdica dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam o 1º ano do ensino fundamental, a partir do olhar das professoras. A temática se justifica com base nas reflexões realizadas durante o estágio na Educação Infantil. As observações tanto no espaço da sala de atividade quanto nos espaços externos forneciam pistas sobre as brincadeiras, as quais eram utilizadas durante as atividades e que, segundo as estudantes estagiárias, facilitavam o entendimento e a aprendizagem das crianças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa bibliográfica com o intuito de identificar e analisar as produções sobre a temática, articulados com os dados de um questionário realizado com três professoras que atuavam no 1º ano do ensino fundamental, no município de Ribeirão Cascalheira, do estado de Mato Grosso (MT), no ano de 2022. Neste sentido, o quadro teórico-metodológico, numa abordagem interdisciplinar, teve a contribuição de pesquisadores que discutem o conceito de ludicidade, brincar e brincadeiras, Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (2003, 2010) e Borba (2007). Os dados indicaram a necessidade de um aprofundamento na formação docente em serviço, para que a ludicidade se configure na aprendizagem de jogos e situações que despertam prazer nas crianças, e tenham um espaço real no mundo infantil.

Biografia do Autor

Ariele Furtado dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Pedagogia. Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá. Ribeirão Cascalheira, MT, Brasil.

Célia Regina Costa de Sousa, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Pedagogia. Instituto Federal de Mato Grosso IFMT. Campus Cuiabá. Ribeirão Cascalheira, MT, Brasil.

Eliana Maria Ferreira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Professora substituta da Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS, unidade de Dourados. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil de Dourados/MS - GEPEIND.

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Publicado
2023-12-23
Como Citar
FURTADO DOS SANTOS, A.; REGINA COSTA DE SOUSA, C.; FERREIRA, E. M. Atividades Lúdicas: O Jogo e as Brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental – O Olhar das Professoras. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 204-219, 23 dez. 2023.