A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

  • Adriana Alonso Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp
  • Aline de Novaes Conceição Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-6640-461X
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade na educação. Concepções de professores.

Resumo

A interdisciplinaridade tem por finalidade favorecer a integração de aprendizagens e conhecimentos, tendo em vista que o professor é mediador da aprendizagem do educando, é importante investigar as concepções de professores sobre interdisciplinaridade. Desse modo, o estudo apresentado neste artigo, visa analisar criticamente estudos que tratam das concepções de professores sobre a interdisciplinaridade, identificando as metodologias e recortes mobilizados. O procedimento de localização de dados consistiu em uma revisão de literatura, utilizando duas bases de dados. A análise dos textos localizados e selecionados, consistiu na apresentação dos dados quantitativos e na análise qualitativa dos trabalhos localizados. Diante da análise, é possível constatar que há uma pequena quantidade de estudos que objetivaram investigar as concepções de professores sobre a interdisciplinaridade e dentre os localizados, foram evidenciadas uma concepção docente superficial acerca da abordagem interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Alonso Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp

Professora, Doutoranda em Educação (2020/ bolsista Capes/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP, Mestra em Educação (2019/ bolsista da Capes/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP. Pós-graduanda em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e prática pela PUCRS (2021). Pedagoga (2014) pela Universidade de Marília (UNIMAR). Integrante do grupo de pesquisa "Diferença, Desvio e Estigma", desde 2015 e do Grupo de Pesquisa "Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais" (COPPE), desde 2020. Atuou de 2015 a 2016 como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Apoio Técnico nível Superior com pesquisas relacionadas à Escalas de atitudes sociais em relação à inclusão. Atuou como professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Marília de 2016 a 2017, atualmente é professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Municipal de Marília. Foi Conselheira Municipal de Educação na gestão 2018/2020 e integrante da Comissão Educacional de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19 (2020) . Organizadora e autora de capítulos de livros, artigos, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em eventos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área da Educação, especificamente em Inclusão escolar e social. Enfoca nas seguintes temáticas: Concepções sobre as deficiências, Atitudes sociais em relação à inclusão, mudanças de concepções e atitudes sociais e formação de professores.

Aline de Novaes Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora efetiva Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP com realização de dois estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela universidade supracitada com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia. E-mail: alinenovaesc@gmail.com.

Referências

ARAÚJO, Francelle Santos. Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2018. 175 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

ARAÚJO, Isaac Bruno Oliveira. Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do Maciço do Baturité. 2018. 107 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

CHAVES, Eneida, Maria; DE AMORIM, Dolores, Maria, Borges. A interdisciplinaridade como princípio de formação docente: limites e possibilidades- o CSFP em questão. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 316-325, 2009. Disponível em: https://revistaeletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5779. Acesso em: 20 de janeiro de 2022.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2ª ed. São Paulo, Cortez, 2013.

FERNANDES JUNIOR, Marco Antonio João; CALUZI, João José. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200045. Acesso em: 21 de dezembro de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 63ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2020.

KOLLER, Silvia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. Métodos de pesquisa: manual de produção científica. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontrolável. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2012.

LUCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18. ed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2013.

MANZINI, Eduardo, José. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v.26/27, n. p. 149-158, 1990/1991.

OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles; FOLMER, Vanderlei. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática. v. 30, n. 56, p. 1014-1030, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a09. Acesso em: 21 de dezembro de 2021.

ROCHA, Cristino Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SANTOS, Genário. Interdisciplinaridade: concepções e práticas de docentes em um instituto da Universidade Federal da Bahia. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a universidade)- Universidade Federal da Bahia UFBA, Bahia, 2019.

SILVA, Genilda Maria da . Reflexões sobre o itinerário formativo de pedagogos: os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Formação de professores e práticas interdisciplinares)- Universidade de Pernambuco, Pernambuco, 2019.

SILVA, Loredana Costa de Oliveira. Um olhar sobre a concepção docente de interdisciplinaridade em uma escola de Ensino médio da rede privada. 2017. 159 f., Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2017.

SILVA, Washington Lopes da. Representações dos professores(as) da educação básica do município do paulista- pe sobre a vivência da interdisciplinaridade nas práticas docentes. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco, Pernambuco, 2020.

TAVARES, Dirce Encarnacíon. Interdisciplinaridade na contemporaneidade - qual o sentido? In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2ª ed. São Paulo, Cortez, 2013.

TRENTINI, Fernando Danni. A educação física escolar na perspectiva Interdisciplinar: um estudo de caso no contexto da Escola pública. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social)- UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, 2019.

Publicado
2023-03-15
Como Citar
Alonso Pereira, A., & de Novaes Conceição, A. (2023). A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(56), 11-29. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i56.16531