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Nota técnica: Nova metodologia para a avaliação dos Periódicos científicos

2025-11-03

A Revista InterMeio apresenta esta nota técnica com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre as mudanças em curso no modelo de avaliação dos periódicos para o ciclo 2025–2028.

A transição do sistema Qualis-periódicos para uma abordagem centrada na qualidade dos artigos publicados representa uma inflexão significativa na lógica avaliativa da pós-graduação brasileira, com impactos diretos sobre programas, periódicos e práticas editoriais.

Fala do coordenador da área de Educação na CAPES

Durante a 42ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada em João Pessoa, o professor Ângelo Ricardo de Souza, coordenador da área de Educação na CAPES, destacou que:

  • A CAPES não avalia periódicos, não sendo esse o seu objetivo, destacando que o Qualis sempre foi uma referência indireta voltada à qualidade da produção científica.
  • O relatório de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), referente ao período 2021–2024, será publicado em 12 de janeiro de 2026, sem a tradicional tabela Qualis.
  • Ainda não está decidido se haverá um anexo com nova classificação editorial.
  • Haja ou não esse anexo, caberá aos PPGs, comissões de área, pró-reitorias e editoras estabelecer seus próprios critérios e dinâmicas para aplicar o novo modelo, de forma lógica, qualitativa e quantitativa, atendendo aos critérios de qualidade dos artigos.

Contribuição da representante do FEPAE

Olívia Morais de Medeiros Neta, representante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), reforçou a importância de:

  • Valorizar a diversidade editorial e o papel dos periódicos nacionais de acesso aberto.
  • Reconhecer o impacto social e regional das revistas da área de Educação, que nem sempre se enquadram nos critérios bibliométricos internacionais.

Mudança de centralidade: do periódico ao artigo

  • O foco da avaliação deixa de ser o periódico e passa a ser o desempenho do artigo: número de citações, impacto, relevância social e presença em bases indexadoras.
  • Os artigos serão classificados segundo três categorias nos periódicos dos quais eles procedem: Consolidados; Em consolidação; Não consolidados.

Critérios para periódicos consolidados

Para que um artigo seja considerado publicado em periódico consolidado, espera-se que a revista cumpra uma ou mais das seguintes condições:

  • Estar indexada no Web of Science, Scopus, SciELO (Educ@) ou Google Scholar com índice h ≥ 5
  • Também são consideradas bases como Redalyc, Latindex, MIAR, Diadorim, Dialnet e ERIH PLUS, entre outras, especialmente nas categorias Em consolidação e Não consolidados.

Temores e tensões

  • Há receio de que periódicos atualmente classificados como A sejam reposicionados como Em consolidação ou Não consolidados, gerando insegurança editorial.
  • A transição exige amadurecimento institucional, pois os elementos de avaliação mudaram radicalmente.
  • A área de Educação enfrenta desafios específicos, por sua produção estar mais voltada ao impacto social e menos presente em bases internacionais.

Caminhos possíveis

  • A responsabilidade pela valorização dos periódicos não é apenas dos editores.
  • É necessário um trabalho conjunto entre: Programas de Pós-Graduação; Comissões de área; Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, e Editoras universitárias.
  • Essa articulação pode fortalecer a presença dos periódicos em bases indexadoras, melhorar práticas editoriais e garantir coerência na aplicação dos novos critérios.

 

Equipe Editorial

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Edição Atual

v. 31 n. 61 (2025): Educação, Internacionalização, Gestão

Este número da Intermeio reúne reflexões que emergem dos desafios, experiências e perspectivas educativas fomentadas pelo tripé Educação, Internacionalização e Gestão. Os artigos que compõem o Dossiê exploram temas como os impactos da Rota Bioceânica em territórios indígenas, a consolidação da Rede UniRila na integração acadêmica latino-americana, os mecanismos normativos da gestão democrática na educação básica, as práticas docentes em tempos de pandemia, os índices de proficiência em Ciências ao longo de duas décadas e os enfrentamentos à violência escolar.


As contribuições aqui apresentadas convidam à escuta sensível e ao debate qualificado, iluminando questões que atravessam a educação em contextos marcados pela diversidade, pelas desigualdades históricas e pelos efeitos de grandes empreendimentos de integração regional. Este número propõe um mergulho reflexivo que inspira e amplia horizontes.


Fabiany de Cássia Tavares Silva
Linoel de Jesus Leal Ordóñez

Publicado: 2025-11-06
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