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Educação especialv. 29 n. 58 (2023)
A Revista InterMeio apresenta o Dossiê “CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2”, correspondente ao segundo número de 2023.
Tal dossiê teve como propositoras/organizadoras a Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Profa. Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita, da Universidade Federal do Pará.
Os artigos publicados abordam alguma das dimensões, seja institucional, intelectual, teórica, metodológica ou cultural da pesquisa educacional, destacando as contribuições para o debate histórico, político e educativo no grande marco da Educação especial no contexto da Educação básica.
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Internacionalização e Educação comparadav. 29 n. 57 (2023)
A Revista InterMeio tem o prazer de publicar o Dossiê “Internacionalização e Educação comparada”, volume 29, número 57 (2023).
Este dossiê teve como propositores os editores da Revista Intermeio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil, sob a Organização dos Profs. Dra. Fabiany de Cassia Tavares Silva e Dr. Linoel Leal Ordóñez.
Trata-se assim de seis textos; cinco deles discutem alguma dimensão, seja desde elementos institucionais, intelectuais, teóricos, metodológicos ou culturais da pesquisa educacional, por exemplo com sistematizações de experiências, estudos de casos etc., no campo da Internacionalização e da Educação Comparada, e um outro que não estando dentro da temática do dossiê, compõe nossa seção de Demanda contínua, apresentando uma discussão importante enquadrada na área de Educação como processo social.
O dossiê tomou como focos amplos três eixos norteadores:
- Políticas e práticas interculturais, linguísticas e psicossociais dos sujeitos no contexto da Educação comparada e da internacionalização das suas práticas em ensino, pesquisa, extensão, inovação, entre outras;
- Políticas e práticas de financiamento e atração/envio de pessoal internacional para ensino, pesquisa, extensão e inovação universitária;
- Políticas e dinamismos institucionais de divulgação, popularização e internacionalização do conhecimento em Educação e a ciência: agências, revistas, índices e rankings.
A Equipe editorial parabeniza aos autores por terem confiado na Revista InterMeio, e por ter apresentado textos de semelhante qualidade, impacto e aporte em diversas áreas da Educação.
Aos leitores fazemos um convite: apreciar a leitura, difundir e se animar para ser os próximos autores em publicar conosco.
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Objetos em disputa no contexto educacionalv. 28 n. 56 (2022)
No ano 2022 não foram poucas as demandas para o Ensino Superior e suas estruturas de gestão da ciência e da tecnologia. Universidades aos poucos voltaram ao ensino presencial, sem desconsiderar que o ensino remoto emergencial conseguiu socializar o conhecimento, por meio de novas narrativas sobre o ensinar (e aprender) dentro de um novo modelo de educação mediada por tecnologia.
Vale registrar, que nessa mediação a Educação empreendeu esforços para continuar a produzir conhecimentos, ciente da enorme diversidade de realidades educacionais, sociais e econômicas, por si só, um grande desafio mesmo em períodos não emergenciais.
Tal continuidade, no universo deste periódico, materializou estratégias de adequação de suas políticas e práticas editoriais, culminando com a Avaliação QUALIS CAPES no estrato A3, que acabou por recompor uma visão de futuro acerca de seu comportamento de publicação, a adesão aos novos objetos e tecnologias “pós” pandemia e, a perspectiva de mobilidade ascendente da posição demarcada no estrato, e sua possibilidade de continuar mais além do contexto Brasil, seguindo sua estratégia de posicionamento internacional.
Acresce-se a isso, a ciência das necessidades de aprimoramento em resposta aos avanços da produção e visibilidade das pesquisas em educação, bem como da dependência constante de uma comunicação eficaz, viabilizadora da sua condição de veículo de divulgação do conhecimento científico.
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CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EDUCATIVA DESDE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS E VENEZUELANASv. 26 n. 51 e 52 (2020)