O ATENEU

VIOLÊNCIA VERTICAL, PRECONCEITO E BULLYING NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO FINAL DO SÉCULO XIX

  • Eduardo Borba Gilioli Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá
  • Cleonice Aparecida Raphael da Silva Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: O Ateneu, violência escolar, violência vertical, preconceito, bullying

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi delimitar as situações de violência escolar relatadas na obra O Ateneu de Raul Pompéia, centrando-se na reflexão sobre os casos de bullying. O bullying existe desde os primórdios da escola, mas o seu estudo ocorreu no momento em que grande parcela da sociedade começou a frequentá-la, acentuando no ambiente escolar, os conflitos oriundos da estrutura social contraditória. A despeito de as pesquisas sobre o bullying, no Brasil, terem sido iniciadas pouco mais de um século após a publicação original de O Ateneu, observa-se que esse problema já se fazia presente no contexto escolar brasileiro, pois parte das formas de agressão descritas nesta obra foram intencionais, repetitivas, desencadeadas pelo desejo de destruição do outro e, sem motivo aparente, e os alvos, via de regra, eram mais frágeis do que os autores. A análise das hostilidades descritas em O Ateneu, possibilita a elaboração do passado, dando voz ao sofrimento negligenciado, atenuado ou esquecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Borba Gilioli, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Possui graduação em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1999), Pedagogia pela Unicesumar (2022), especialização em interdisciplinaridade na educação básica pelo IBPEX (2002), mestrado (2013) e doutorado (2020) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou como professor e coordenador do curso de licenciatura em educação física da Facinor (2010-2021), professor efetivo da secretaria de Estado da educação do Paraná (Educação Básica), professor do Colégio Loanda e professor conteudista da Unifatecie. 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade. 

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Pr - Programa de Pós - Graduação em Educação, linha de Ensino, aprendizagem e formação de professores. Mestre (2017). Licenciada em História (2000) e Pedagogia (2014) pela mesma instituição. Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora/Pedagoga na Educação Básica – Rede Municipal de Ensino de Maringá. 

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. 4 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006a. p.119-138.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Tabus acerca do magistério. In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b. p. 97-117.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Filosofia y supersticion. Madrid: Alianza/Taurus, 1972.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Mínima moralia. Reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1992.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Textos escolhidos. (Os pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1996.

ALBUQUERQUE, Amanda Pereira; MACIEL, Sílvia. Bullying escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 117, p. 186–198, 2022. <https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12877>

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antonio Álvaro Soares. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 33-42, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/psoc/a/zqHCbb9MvDmKpg8HkRLPBXK/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 01/03/2022.

ASSIS, Machado de. Conto de escola. Jandira-SP: Ciranda Cultural, 2021.

AZEVEDO, Aluísio de. Casa de pensão. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2020.

CAÑONGO, Anayanzin Antonio; VILLEGAS, Gabriela Ordaz; TOMASINI, Guadalupe Acle. Diferencias entre estudiantes y docentes de una escuela secundaria respecto al bullying y la discriminación. Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 90-105, 2023. <https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p90-105>

CARVALHO, Cleiry de Oliveira. Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 4, p. 1-25, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/63432/34850>. Acesso em: 01/06/2022.

CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. O Ateneu na perspectiva histórico-educacional brasileira do século XIX. Linguagens, Educação e Sociedade, ano 13, n. 18, p. 54-67, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1530>. Acesso em: 18/01/2023.

CHAVES, Denise Raissa Lobato; SOUZA, Maurício Rodrigues de. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-17, 2018. <https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230019>

CORINGA, Sumara Marta Gualberto; GOMES, Elisete Aparecida Ferreira; MOREIRA, Sullyan Aparecida da Silva. O Ateneu: Um território marcado pelo bullying. QUIPUS, v. 2, n. 1, p. 47-54, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/284>. Acesso em: 28/01/2023.

COSTA, Karen Maria Rodrigues; MIRANDA, Cássio Eduardo Soares. Associação entre bullying escolar e suicídio: uma revisão integrativa da literatura. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 12, n. 31, p. 312–327, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69815>. Acesso em: 27/01/2023.

CROCHICK, José Leon. Pontos sobre o autoritarismo contemporâneo. In: PEREZ, Deivis; SILVA, Eduardo Pinto; SIMÕES, Maria Cristina Dancham. (Orgs.). Práxis em psicologia social: o enfrentamento a pautas autoritárias e à lógica privativista [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Abrapso, 2017. p. 42-54. Disponível em: <https://site.abrapso.org.br/wp-content/uploads/2021/09/colecao_encontros_volume4.pdf>. Acesso em: 01/03/2022.

CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017.

CROCHÍK, José Leon. Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento, v. 2, n. 3, p. 29-56, 2015. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32559>. Acesso em: 18/01/2023.

CROCHÍK, José Leon. Personalidades autoritárias e preconceito: relações. Psicologia Argumento, v. 39, n. 7, p. 1181-1198, 2021. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/27479/pdf>. Acesso em: 01/03/2022.

CRUZ, Ana Carolina de Picoli de Souza; CORTINA, Arnaldo. O Ateneu, de Raul Pompéia, e o programa das escolas cívico-militares do governo Bolsonaro: espaço-tempo claustrotópico. Estudos Semióticos, v.18, n. 3, p. 111-130, 2022. <https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198044>

DANELON, Márcio; SILVA, Mauro Sérgio Santos da. O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido. Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 58, p. 233-249, 2020. <https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249>

DE WET, Corene; JACOBS, Lynette. Bullying no local de trabalho, abuso emocional e assédio nas escolas. In: D'Cruz, Premilla; NORONHA, Ernesto, KEASHLY, Loraleigh; TYE-WILLIAMS, Stacy. (Eds.). Tópicos Especiais e Ocupações, Profissões e Setores Particulares. Handbooks of Workplace Bullying, Emotional Abuse and Harassment, v. 4. Springer, Singapura, 2021. <https://doi.org/10.1007/978-981-10-5308-5_11>

DUBOC, Maria José Oliveira et al. Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Olhares, v. 9, n. 1, p. 21-37, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11470/8492>. Acesso em: 01/03/2022.

FANTE, Cleo. Fenômeno bullying. Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ed. Campinas: Verus Editora, 2005.

FERBER, Horacio Martin. Algunas discusiones y reflexiones conceptuales sobre la educación y el preconcepto. Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 27-41, 2023. <https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p27-41>

FERNANDES, Grazielli; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Mitos sobre bullying: o que diz a ciência? Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 187-201, 2023. <https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p187-201>

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda et al. Bullying e preconceito não são brincadeira: reflexões sobre a violência escolar. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020.

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; CROCHICK, José Leon. Formação cultural, ensino, aprendizagem e livro didático. Para os anos iniciais do ensino fundamental. Maringá: Eduem, 2018.

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; SFORNI, Marta Sueli de Faria. “O Ateneu”: a escola da sociedade. Perspectiva, v. 10, n. 18, p. 33-43, 1992. <https://doi.org/10.5007/%25x>

GOUVEIA, Sérgio Jorge da Silva. Bullying escolar: os observadores e o seu papel supremo no término deste fenómeno. 2011. 135 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Psicologia. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5002>. Acesso em: 24/01/2023.

GRANADOS, Aurora González; RAMÍREZ, Fabiola Zacatelco; TOMASINI, Guadalupe Acle. Políticas antibullying en México. contraste entre discursos políticos, acciones y resultados. In: CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima (Orgs.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. p. 19-35.

GUIA DO ESTUDANTE. “O Ateneu”: resumo da obra de Raul Pompéia, 2022. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/dica-cultural/o-ateneu-resumo-da-obra-de-raul-pompeia/>. Acesso em: 01/02/2022.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Editora Cultrix, 1956.

LUCAS, Fábio. As várias faces de Raul Pompéia e O Ateneu. Remate de Males, v. 15, n. 1, p. 13-32, 2012. <https://doi.org/10.20396/remate.v15i1.8635924>

MACHADO, Elisabeth Mazeron. Figurações da violência contra crianças na literatura brasileira: um olhar sociológico. In: TAVARES-DOS-SANTOS, José Vicente et al (Orgs.). Violência, segurança e política: processos e figurações. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2019. p. 177-189.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1359-1368, 2019. <https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017>

MARCUSE, Herbert. Cultura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 7 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MATOS, Vítor José; SILVA Joilson Pereira da; SANTOS Karine David; GUIMARÃES, Valéria Maria Azevedo. Autoestima e bullying: uma revisão integrativa. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 557-590, 2020. <https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1904>

MELLO, Flávia Carvalho Malta, et al. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017. <https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017>

MISKOLCI, Richard; BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. O drama público de Raul Pompéia. Sexualidade e política no Brasil finissecular. RBCS, v. 26, n. 75, p. 1-17, fev. 2011. <https://doi.org/10.1590/S0102-69092011000100004>

MONTEIRO, Renan Pereira et al. Valores humanos e bullying: Idade e sexo moderam essa relação? Temas em Psicologia, v. 25, n. 3, p. 1317-1328, 2017. <http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-18Pt>

POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 16 ed. São Paulo: Ática, 1996. (Bom Livro). Disponível em: <http://www.culturatura.com.br/obras/O%20Ateneu.pdf>. Acesso em: 21/02/2023.

REGO, José Lins do. Doidinho. 50 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2018.

ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Cultura militar e de violência no mundo antigo: Israel, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008. (História e Arqueologia em Movimento).

SANTOS, Igor. “No meu tempo não existia bullying”. ScienceBlogs: Ciência, Cultura, Política. 14 mai. 2014. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/uoleo/2014/05/15/no-meu-tempo-na-existia-bullying/>. Acesso em: 19/01/2023.

SANTOS, Igor Henrique Farias et al. Bullying em adolescentes e sua relação com autonomia e autoritarismo. In: CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima. (Orgs.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. p. 149-167.

SANTOS, Tiago Ribeiro; MARCHI, Rita de Cássia. O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. Educação & Realidade, v. 38, n. 1, p. 339-360, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/hSsKvwcr94yvtMzmsgKXZrx/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 30/01/2022.

SCHULTZ, Naiane Carvalho Wendt et al. A compreensão sistêmica do bullying. Psicologia em Estudo, v. 17, n. 2, p. 247-254, abr. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/3s8Bkbw8Bc9nFR96vZj45Mm/?lang=pt#>. Acesso em: 05/03/2023.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa da. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SILVA, Gilson Pequeno da et al. Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019. REAS/EJCH, v. 11, n. 13, p. 1-8, 2019. <https://doi.org/10.25248/reas.e860.2019>

SILVA, Luciene Maria et al. Percepção de professores acerca do bullying. Olhares, v. 9, n. 1, p. 170-190, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11180/8500>. Acesso em: 01/06/2022.

SILVA, Jorge Luiz da; BAZON, Marina Rezende. Prevenção e enfrentamento do bullying: o papel de professores. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 615-628, 2017. <http://dx.doi.org/10.5902/1984686X28082>

UNESCO. Violência escolar e bullying são um grande problema global, revela nova publicação da UNESCO. 2019. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/articles/school-violence-and-bullying-major-global-issue-new-unesco-publication-finds>. Acesso em: 28/01/2023.

ZEQUINÃO, Marcela Almeida et al. Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação, v. 24, Revista Brasileira de Educação, p. 1-22, 2019. <https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240013>. Acesso em: 28/01/2023.

Publicado
2024-04-02
Como Citar
Borba Gilioli, E., Bellanda Galuch, M. T., & Silva, C. A. R. da. (2024). O ATENEU. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 203-227. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.19736
Seção
Demanda Contínua