Educação Básica e Educação Musical: Formação, Contextos e Experiências Formativas

  • Claudia Bellochio

Resumo

O texto tem um caráter ensaístico acerca de reflexões em torno da formação e de práticas formadoras de professores de música para a educação básica. Para tanto, percorro colocações em torno da formação de professores, da escola de educação básica, e de experiências formadoras que dialogam com a educação musical nos processos de escolarização. O artigo apresenta reflexões sobre a educação básica, entrelaçadas com perspectivas da formação de professores. Em diálogo com a formação de professores, trago a educação musical na educação básica, tendo, como pano de fundo, a Lei 11.796/08. Para finalizar o texto, apresento um pouco do movimento que vimos construindo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em ações dos Programas LEM: Tocar e Cantar e SOM desenvolvidos pelo Laboratório de Educação Musical e também trago experiências em torno do estágio supervisionado em música e também a experiência recente do PIBID.

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Bellochio, C. (2016). Educação Básica e Educação Musical: Formação, Contextos e Experiências Formativas. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2362