O Estudo de Caso em Pesquisas Educacionais no Centro-Oeste: Um Recorte dos Anos 2006-2007
Resumo
O estudo de caso tem sido opção crescente na investigação em educação, como é possível verificar nas produções acadêmicas sobre o professor na Região Centro-Oeste, período 2006-2007. O estudo de caso constitui uma opção metodológica que se adapta bem a diversas situações da pesquisa educacional, contribuindo para a construção de saberes sobre o campo pedagógico. É a alternativa metodológica mais desenvolvida no desenvolvimento dos processos investigativos na Região Centro-Oeste; entretanto recomenda-se que os autores busquem apropriação teórica da sua utilização na busca de resultados relevantes.
Downloads
Referências
ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; COSTA, Gisele Naves de Oliveira. Temas estudados nas pesquisas sobre o professor. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira e MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Pesquisas sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011. p. 18-28.
______. A poiésis do professor-filósofo. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.) Professores e professoras – formação: poiésis e práxis. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.
______; SILVA, Suemi Hamada Morais; SILVA, Elen Clar Ferreira da. Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste. Educação Unisinos v. v. 16, n. 2, 2012. No prelo.
ALVES-MAZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa. n. 49, p. 51 – 54, maio 1984.
______; LUDKE, Hermengarda Alves. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDU, 2000.
______. Etnografia da prática escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
______. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
BOGDAN, Robert Staszewski; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, Pierre Félix. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MELO, Geovana Ferreira, SILVEIRA, Marly de Jesus; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. A “pesquisa da pesquisa”: o que dizem as dissertações do Centro-Oeste brasileiro sobre o tema professor. In: CARVALHO, Carlos Henrique. Desafios da produção e da divulgação do conhecimento. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 1.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Pesquisas sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.
YIN, Robert. Case Study Research: Design and Methods. 2 ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.
______. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.