O Estudo de Caso em Pesquisas Educacionais no Centro-Oeste: Um Recorte dos Anos 2006-2007

  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
  • Elton Antonio Alves Pereira

Resumo

O estudo de caso tem sido opção crescente na investigação em educação, como é possível verificar nas produções acadêmicas sobre o professor na Região Centro-Oeste, período 2006-2007. O estudo de caso constitui uma opção metodológica que se adapta bem a diversas situações da pesquisa educacional, contribuindo para a construção de saberes sobre o campo pedagógico. É a alternativa metodológica mais desenvolvida no desenvolvimento dos processos investigativos na Região Centro-Oeste; entretanto recomenda-se que os autores busquem apropriação teórica da sua utilização na busca de resultados relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. É professora nos cursos de Licenciatura/EAD, coordenadora de subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/CAPES. Membro da Redecentro e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente/OBIPD.

Elton Antonio Alves Pereira

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba/ UNIUBE. É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo
Mineiro/IFTM – Campus Uberaba. Membro da Redecentro.

Referências

ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; COSTA, Gisele Naves de Oliveira. Temas estudados nas pesquisas sobre o professor. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira e MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Pesquisas sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011. p. 18-28.

______. A poiésis do professor-filósofo. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.) Professores e professoras – formação: poiésis e práxis. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.

______; SILVA, Suemi Hamada Morais; SILVA, Elen Clar Ferreira da. Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste. Educação Unisinos v. v. 16, n. 2, 2012. No prelo.

ALVES-MAZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa. n. 49, p. 51 – 54, maio 1984.

______; LUDKE, Hermengarda Alves. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDU, 2000.

______. Etnografia da prática escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

______. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

BOGDAN, Robert Staszewski; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre Félix. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

MELO, Geovana Ferreira, SILVEIRA, Marly de Jesus; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. A “pesquisa da pesquisa”: o que dizem as dissertações do Centro-Oeste brasileiro sobre o tema professor. In: CARVALHO, Carlos Henrique. Desafios da produção e da divulgação do conhecimento. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 1.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Pesquisas sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.

YIN, Robert. Case Study Research: Design and Methods. 2 ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.

______. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado
2016-10-31
Como Citar
Bernardes, S. T. de A., & Pereira, E. A. A. (2016). O Estudo de Caso em Pesquisas Educacionais no Centro-Oeste: Um Recorte dos Anos 2006-2007. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2372