A Categoria Historicidade nas Pesquisas sobre Professores no Centro-Oeste

  • Rodrigo Roncato Marques Anes
  • Cyntia Aparecida de Araújo Bernardes
  • Ione Mendes Silva Ferreira

Resumo

Neste artigo busca-se analisar teoricamente a definição de categoria historicidade e sua utilização nas pesquisas sobre professores, da Região Centro-Oeste, Brasil. A categoria marxista é instrumento capaz de desnaturalizar processos históricos geralmente tomados como imutáveis no campo das pesquisas educacionais. Destaca-se que sua importância também se liga a estruturação do movimento dialético da pesquisa, capaz de promover o entendimento da realidade e seus condicionantes.

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Biografia do Autor

Rodrigo Roncato Marques Anes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/UFG. Professor no curso de Educação Física, Universidade Estadual de Goiás/UEG. Desenvolve pesquisa sobre professores(as) e está vinculado a Redecentro.

Cyntia Aparecida de Araújo Bernardes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiá/ UFG. Professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Desenvolve pesquisa sobre professores(as) e está vinculada a Redecentro.

Ione Mendes Silva Ferreira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/ UFG. Professora da Creche/UFG. Desenvolve pesquisa sobre professores(as) e está vinculada a Redecentro.

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Publicado
2016-11-01
Como Citar
Anes, R. R. M., Bernardes, C. A. de A., & Ferreira, I. M. S. (2016). A Categoria Historicidade nas Pesquisas sobre Professores no Centro-Oeste. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2376