A Categoria Historicidade nas Pesquisas sobre Professores no Centro-Oeste
Resumo
Neste artigo busca-se analisar teoricamente a definição de categoria historicidade e sua utilização nas pesquisas sobre professores, da Região Centro-Oeste, Brasil. A categoria marxista é instrumento capaz de desnaturalizar processos históricos geralmente tomados como imutáveis no campo das pesquisas educacionais. Destaca-se que sua importância também se liga a estruturação do movimento dialético da pesquisa, capaz de promover o entendimento da realidade e seus condicionantes.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Isabel da. O Professor Universitário na Transição de Paradigmas. 1. ed. Araraquara: JM Editora, 1998.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.69-90.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. 2.ed.
KAHHALE, Edna M. S. P.; ROSA, Elisa Z. A construção de um saber crítico em psicologia. In: BOCK, Ana M. B.; GONÇALVES, Maria da Graça M. (Orgs.) A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009. p.19-53.
IANNI, Octavio. Introdução. In: IANNI, Octavio (Org). Marx: sociologia. São Paulo: Ática, 1988. p. 7-42.
OLIVEIRA, P. S. Caminhos de construção das ciências humanas. In: OLIVEIRA, P. S. (org.) Metodologia das Ciências Humanas. São Paulo: UNESP. 1988. p. 17-26.
PRADO JR., Caio. A teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista. 2001. http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/caio.html. Acesso em: 08/06/2012.
PAULO NETTO, José. O que é Marxismo. São Paulo: Brasiliense, 2006a.
____________. Relendo a Teoria Marxista da História. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e história da educação. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2006b. p. 50-64.
____________. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SOUZA, Ruth C. R. de; MAGALHÃES, Solange M. O. (Orgs.) Pesquisa sobre professores (as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2011.
SOUZA, Ruth C. R. de; MAGALHÃES, Solange M. O.; GUIMARÃES, Valter S. Método e metodologia na pesquisa sobre professores (as). In: SOUZA, Ruth C. R. de; MAGALHÃES, Solange M. O. (Orgs.) Pesquisa sobre professores (as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Breve introdução ao método dialético materialista na pesquisa em Ciências Sociais. In: NETTO, Vicente Molina; TRIVIÑOS, Augusto N. Silva (Orgs.). A Pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 147-163.