O trabalho com a infância na pauta de discussões

  • Valdete Côco
  • Valéria Menassa Zucolotto
  • Edivânia de Souza

Resumo

Partindo da observação da intensificação de temáticas vinculadas à infância na agenda social e na produção de conhecimento, dos desafios apresentados ao cenário educativo, em especial, ao campo da formação de professores e das demandas por estudos e discussões na área, exploramos neste texto a trajetória do projeto de extensão “Criança em Cena”. O projeto, iniciado em 2006, propõe desafios a pesquisadores, professores, alunos, profissionais e demais interessados em questões relacionadas à infância com objetivos de promover diálogos interdisciplinares, buscar intercâmbios e divulgar trabalhos e pesquisas. O projeto é desenvolvido em ações integradoras que envolvem palestras e mesas de discussão com temáticas selecionadas, em ações focalizadas de grupos de estudos e formação continuada e em ações que abarcam demandas solicitadas tais como participação em encontros para troca de experiências, trabalhos com instituições e equipes municipais e parcerias no desenvolvimento de disciplinas. Considerando a inserção do projeto na vida acadêmica dos professores em formação, dos profissionais atuantes e no movimento de
lutas por políticas públicas para Educação Infantil, problematizamos o trabalho com a infância, considerando as crianças, em suas singularidades, como sujeitos de direitos no contexto das políticas públicas para esse segmento.

Biografia do Autor

Valdete Côco

Professora no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante da linha de Pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil.

Valéria Menassa Zucolotto
Graduanda em Pedagogia - CE/UFES. Monitora PIBExt
Edivânia de Souza

Graduanda em Pedagogia – CE/UFES. Monitora Conexões de Saberes.

Publicado
2016-11-04