O sujeito “diferente ou de' ciente” no contexto da modernização social - fundamentos teóricos e metodológicos

  • Cristiane de Quadros Mansanera
  • Dulce Barros de Almeida

Resumo

O texto ora apresentado constitui-se em uma pesquisa teórica de cunho histórico. Demonstra a necessidade de aprofundamento teórico metodológico no que diz respeito aos aspectos históricos que constituem o atendimento e acompanhamento terapêutico/pedagógico do sujeito “diferente ou deficiente”. Permite perceber como a idéia do ser “diferente ou do ser deficiente” foi determinada histórica, social e culturalmente. As discussões sobre os processos de exclusão/inclusão social apresentadas no texto embasam os discursos que se fazem presentes no contexto
cultural e educacional contemporâneo e que fundamentam as práticas institucionais da inclusão do sujeito “diferente ou deficiente”, articulando aspectos econômicos, sociais e culturais em busca da compreensão de sua gênese e de seu sentido histórico.

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Biografia do Autor

Cristiane de Quadros Mansanera

Doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - FE/UFG e Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas.

Dulce Barros de Almeida

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Universidade Federal de Goiás - FE/UFG

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Mansanera, C. de Q., & Almeida, D. B. de. (2016). O sujeito “diferente ou de’ ciente” no contexto da modernização social - fundamentos teóricos e metodológicos. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2456