UMA LEITURA CRÍTICA DA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR À LUZ DO PARADIGMA DA INCLUSÃO

  • Katiuscia C. Vargas Antunes

Resumo

Este artigo aborda a temática do espaço escolar a partir da perspectiva do paradigma da inclusão, considerando sua edificação e os usos que são feitos deste espaço. O texto procura mostrar como a construção e organização do espaço escolar pode influenciar no proceso de marginalização ou inclusão dos individuos, em particular, dos alunos com deficiencia, visto serem estes, em toda a história da educação, sujeitos marginalizados do sistema escolar. Frente às transformações que vêm se procesando na atualidade no âmbito educacional, é imprescindível problematizarmos a escola e a maneira como esta se organiza para posibilitar a inclusão dos alunos com deficiencia. Sendo assim, fazer uma leitura crítica da construção do espaço escolar à luz do paradigma da inclusão implica em denunciar toda e qualquer forma de exclusão e marginalização social verificada na instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia C. Vargas Antunes

Mestre em Educação pela UERJ, graduada em Ciências Sociais pela UFJF e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO, em Teresópolis/RJ.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Antunes, K. C. V. (2016). UMA LEITURA CRÍTICA DA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR À LUZ DO PARADIGMA DA INCLUSÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2499