O QUE SIGNIFICA SER DIFERENTE NA ESCOLA? AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

  • Geovana Mendonça Lunardi

Resumo

O presente texto elabora uma reflexão sobre o sentido e o significado que as diferenças assumem na escola, em especial nas relações de ensino e aprendizagem. Objetiva-se focalizar o papel das práticas curriculares na constituição dessas diferenças. Para realização deste estudo, como matriz teórica de referência, foram escolhidos alguns autores da Sociologia da Educação e do Currículo. A argumentação central apresentada estabelece que a prática curricular contribui na tessitura de uma escola que valida um único modelo de aprendizagem e de ensino, dissociando forma e conteúdo, professor e aluno, ensino e aprendizagem constituindo processos de diferenciação dos alunos que ajudam a ratificar percursos de exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi

Professora doutora da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Santa

Publicado
2016-11-11
Como Citar
Lunardi, G. M. (2016). O QUE SIGNIFICA SER DIFERENTE NA ESCOLA? AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2556