A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Priscila Larocca, Kelen dos Santos Junges

Resumo


O artigo apresenta pesquisa com professores da educação básica, com vistas à captação e análise de elementos da constituição docente pertencentes ao âmbito do exercício profissional. A abordagem provém do referencial histórico-cultural; a idéia de autonomia é central nas discussões, uma vez que implica em conquista do sujeito professor, ao longo de sua trajetória, que possui forte significado social. A história oral de vida, captada através de entrevistas recorrentes, foi o suporte metodológico do trabalho. Na análise dos dados, três unidades significativas foram captadas e se referem: ao início e desenvolvimento da carreira docente, ao cotidiano profissional, às realizações e obstáculos do percurso profissional. Cada unidade contém vivências que devem ser colocadas como objeto de análise e questionamento dos próprios professores e dos cursos de formação.


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Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
                         Faculdade de Educação
        Universidade Federal de Mato Grosso do Sul