A AUTO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTUDOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS

  • Adelina Lopes da Silva
  • Ana Margarida Veiga Simão
  • Isabel Sá

Resumo

As autoras apresentam um modelo de auto-regulação que engloba quatro fases: antevisão e definição de objectivos; planeamento estratégico; monitorização/execução e controlo volitivo; e auto-reacção e auto-reflexão. Em cada uma das fases são analisados os processos metacognitivos, motivacionais e comportamentais que podem influenciar o curso da auto-regulação durante a aprendizagem. É salientado o papel dos objectivos educacionais e da aprendizagem estratégica no desenvolvimento da auto-regulação, bem como a importância das estratégias transaccionais de ensino utilizadas pelos professores. Finalmente, são apresentadas as linhas que têm orientado a investigação neste domínio e que procuram clarificar e avaliar a eficácia deste modelo na compreensão da auto-regulação na aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias de intervenção em educação.

Biografia do Autor

Adelina Lopes da Silva

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Margarida Veiga Simão

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Isabel Sá

Investigadora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Publicado
2016-11-18