A REESCRITA DE TEXTO: UM PROJETO DIALÓGICO

  • Tereza Bressan de Souza
  • Alda M. do Nascimento Osório

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas abordagens que fazem parte de um capítulo da dissertação de mestrado intitulada A mediação pedagógica na produção de texto: um diálogo possível e necessário, no qual analisamos o trabalho de reescrita de textos, realizado por alunos, em resposta à ação interventiva e mediadora do professor, expressa na materialidade textual do educando, a propósito de uma correção. Discutimos como a natureza da ação mediadora do professor de Língua Portuguesa, de indicar ao aluno caminhos para a refacção dos textos que produz, utilizando-se da metodologia de reescrita, constitui uma alternativa pertinente para a melhoria qualitativa das produções textuais com vistas ao aperfeiçoamento da expressão verbal. Apontamos também alguns limites da aplicabilidade dessa metodologia. Os dados para o estudo foram levantados a partir da observação em sala de aula, da análise do desempenho do aluno na reestruturação de seus textos e de entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Bressan de Souza

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP) – Campus de Dourados/MS.

Alda M. do Nascimento Osório

Professora do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro da Linha de Pesquisa “Educação Indivíduo e Sociedade”.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Souza, T. B. de, & Osório, A. M. do N. (2016). A REESCRITA DE TEXTO: UM PROJETO DIALÓGICO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(18). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2597