A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Este artigo pretende contribuir para a discussão dos problemas e desafios que as mudanças tecnológicas trazem para o currículo e o ensino, bem como analisar até que ponto as propostas legais e sua implementação refletem preocupação com a capacitação do professor para o domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.’ Neste estudo, serão abordadas algumas concepções presentes no processo de incorporação das TIC ao âmbito educacional, serão destacados alguns problemas e desafios inerentes a esse processo de mudança, e explicitado o conceito de Interatividade implicado neste estudo. Permeando tais abordagens, serão evidenciadas as exigências que se colocam à formação de professores, para que esse profissional sinta-se capacitado a preparar seus alunos para a nova concepção de educação e sociedade que se formam. Finalmente, serão apresentados os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cursos de formação de professores de algumas universidades públicas, que refletem a situação em que se encontra a preparação desse profissional para o domínio das novas TIC.