Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im)Possibilidades

  • Edson Ferreira Alves

Resumo

Este artigo objetiva estimular reflexões a partir da concepção de sistema de ensino exposta por Bourdieu e Passeron em A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Os diálogos provocam a pensar uma nova realidade educacional a partir da consciência do papel da escola enquanto instrumento de dominação e propondo a atuação dos professores enquanto intelectuais coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Ferreira Alves
Mestre em Educação pela UFG (2011). Professor da Secretaria Municipal de São Luís de Montes Belos (GO).

Referências

ALMEIDA, L. R. da S. Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de “A Reprodução”. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG. Goiânia, n. 30, jan./jun. 2005, p.139-155.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. [Trad. Lucy Magalhães]. Petrópolis: Vozes. 2003. p. 113-130.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. [Trad. Reynaldo Bairão]. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S/A, 1975. (Série Educação em Questão).

BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. [Trad. Lucy Magalhães]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

______. Lições de Aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v. 8 Sociologia).

______. O novo capital. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. [Trad. Mariza Corrêa]. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 35-52.

CATANI, A. M. Algumas lições da aula inaugural de Pierre Bourdieu. In: CATANI. A. M.; MARTINEZ, P. H. (Org.). Sete ensaios sobre o Collège de France. São Paulo: Cortez, 1999, p. 89-103.

CUNHA, L. A. A simbólica violência da teoria. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.55-57.

DURAND, J. C. Torcidas de nariz a Bourdieu e Passeron. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.52-54.

MARTINS, C. B. Estrutura e ator: a teoria da prática em Bourdieu. Educação & Sociedade. São Paulo, n.27, set./dez. 1987, p. 33-46.

MICELLI, S. A força do sentido. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. VII-LXI.

NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. 7.ed. Petrópolis: Vozes. 1998.

ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983, p. 7-36. (Col. Grandes Cientistas Sociais).

PETIT, V. As contradições de “A Reprodução”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.43-51.

PINTO, L. Pensar a prática: pressupostos e predisposições. In: PINTO, L. Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social. [Trad. Luiz Alberto Monjardim]. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. p. 37-64.

Publicado
2017-04-12
Como Citar
Alves, E. F. (2017). Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im)Possibilidades. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 22(42/44). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/3375