Quem e Como são os que Habitam o Outro País Desta Fronteira? Bolivia e Bolivianos sob o Olhar de Alunos do Ensino Fundamental - Corumbá-MS
Resumo
Apresentam-se aqui resultados parciais da investigação “Um novo olhar sobre a minha cidade”, realizado com estudantes do sexto para o nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, com localização central em Corumbá - MS, Brasil. Estes resultados são provenientes de pesquisas qualitativas no campo da educação e da psicologia feita por pesquisadores comprometidos ética e politicamente com as necessidades urgentes e desafiadoras da sociedade que integra os lados brasileiro e boliviano dessa fronteira, com objetivo de estudar o aspecto cognitivo e funções superiores, por intermédio da produção da escrita criativa desses alunos. Esses, instados a lançar o olhar sobre o lado boliviano, tiveram os textos analisados para procurar representações, sentidos ou pensamentos sobre a Bolívia, povo boliviano e sua cultura, demonstrando significados engendrados no meio social e que emergem a partir do ponto de vista desses estudantes sobre os que habitam o outro lado da fronteira.Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. et all. Reflexões sobre sentido e significado. In BOCK, A.M.B.; GONÇALVES, M.G.M. A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.
ALVES, Elizabeth de Lima Pinto. O Professor na Fronteira: Desafios e Possibilidades. Anais do I° Seminário Internacional sobre Estudos Fronteiriços. Corumbá/MS. UFMS/CPAN, 2008.
BUMLAI, Danielle Urt Mansur. Ações interculturais nas Escolas de Fronteira: Integração e Preservação da Identidade. Dissertação de Mestrado: MEF, Corumbá, UFMS 2014.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário: 1978.
MINAYO, M.C.S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOOVITCH, S. (Orgs.) Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Traduzido do Inglês por Pedrinho A. Guareschi. 11a ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TORRES SANTOMÉ, J. La Justicia curricular: el caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Ediciones Morata, 311 p., 201