Pajubeyrizes Fechativas: Modos Bichas de Transito Na Escola

  • Marcio Caetano
  • Alexsandro Rodrigues
  • Carlos Henrique Lucas Lima
  • Steferson Zanoni Roseiro

Resumo

As performatividades dos corpos, em sua relação com o espaço escolar, estão, a todo tempo, tensionando e sofrendo as interpelações curriculares. Este texto resulta de uma pesquisa realizada com docentes e estudantes da rede pública de ensino de Rio Grande-RS. Apoiado nas discussões dos cotidianos e suas preocupações com a vida do corpo ordinário esta escrita voltou-se aos diagramas de poder que se espraiam na produção de discursos normativos. Nas tensões e acordos escolares, observa-se que as performatividades, por um lado, apresentam-se imbricadas na definição do sujeito ideal que a instituição escolar deseja criar e, por outro, são (re)construídas nos/com os currículos em movimentos de adequação e resistência às lógicas normatizadoras da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-04
Como Citar
Caetano, M., Rodrigues, A., Lima, C. H. L., & Roseiro, S. Z. (2017). Pajubeyrizes Fechativas: Modos Bichas de Transito Na Escola. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5312
Seção
Artigos - Dossiê