A sinergia de uma proposta colaborativa sobre os corpos, gêneros e sexualidades em uma escola do ensino fundamental: fatores potencializadores

  • Mac Cleide de Jesus Braga Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Resumo

Este artigo analisa relatos e diálogos ocorridos ao longo de uma pesquisa colaborativa acerca das questões de corpos, gêneros e sexualidades realizada entre uma pesquisadora e uma professora regente de uma turma de 5° ano do ensino fundamental de uma escola municipal em uma cidade do interior baiano. Para a produção do material empírico foram feitas entrevistas semiestruturadas com a docente e construído um diário de campo ao longo dos encontros (aulas e planejamentos) realizados durante a pesquisa. Os fatores potencializadores da proposta colaborativa foram o envolvimento da professora com o seu filho, o aceite da família, a relação próxima entre professorx-alunxs e o vínculo interpessoal entre a professora e a pesquisadora. Ademais, evidenciamos as possibilidades de se trabalhar com os corpos, os gêneros e as sexualidades no espaço escolar, apesar dos entraves, contudo, é importante valorizar xs professorxs e seus processos formativos, garantindo espaços para que elxs se expressem e não se sintam isoladxs.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-04
Como Citar
Amaral, M. C. de J. B., & Souza, M. L. de. (2017). A sinergia de uma proposta colaborativa sobre os corpos, gêneros e sexualidades em uma escola do ensino fundamental: fatores potencializadores. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5314
Seção
Artigos - Dossiê