AS MULHERES ATUANDO NA HISTÓRIA: desafios para uma agenda do ensino de História no Brasil para o século XXI

  • Diovana Ferreira de Oliveira Thiago
  • Eduardo Borges Goulart Neto
  • Elisângela da Silva Santos

Resumo

O ensino de História das Mulheres no Brasil é tema que a historiografia vem se aprofundando recentemente, porém algumas dificuldades pedagógicas são enfrentadas em relação à legitimação da mulher enquanto figura protagonista de fatores relevantes na construção histórica da nossa sociedade. Considerando este aspecto, este artigo tem como objetivo discutir algumas possibilidades curriculares para o ensino de história das mulheres, que se impõe como um grande desafio a ser enfrentado pelos professores no século XXI, já que o discurso historiográfico persiste em mostrar a centralidade de projetos construídos por homens e continuam excluindo as mulheres dos âmbitos discursivos da vida social. Para tanto, pautamo-nos em referenciais bibliográficos da área da história das mulheres, e dividimos o texto em alguns eixos: primeiramente apresentamos a reflexão sobre uma história oficial que insiste em tematizar os grandes homens; em segundo lugar, apontamos o projeto educacional do Brasil Colônia, que excluía a participação das mulheres indígenas; em seguida, apontamos diversos fatores históricos ligados à resistência feminina e que raramente são mencionados nos compêndios escolares; por fim, a atuação da mulher na promoção de futuros cidadãos do espaço da sala de aula.

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Publicado
2019-11-25
Como Citar
Thiago, D. F. de O., Neto, E. B. G., & Santos, E. da S. (2019). AS MULHERES ATUANDO NA HISTÓRIA: desafios para uma agenda do ensino de História no Brasil para o século XXI. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(49.1). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9341