A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR:

DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Marineide de Oliveira Gomes Universidade Federal de São Paulo
  • Marcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC https://orcid.org/
  • Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha Universidade Federal do ABC https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.20635

Palavras-chave:

Curricularização da Extensão, Revalorização do Ensino, Pesquisa e Extensão, Papel social da Universidade

Resumo

O artigo visa abordar o tema da curricularização da extensão universitária, a partir de alguns desafios colocados para as universidades públicas na atualidade e se inicia pela contextualização do seu papel social, ao considerar o histórico embate da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, problematizando os conceitos de currículo e de extensão como conceitos em disputa. Nesta reflexão buscaremos compreender os caminhos institucionais trilhados pela Universidade Federal do ABC (UFABC) no processo da curricularização da extensão em seus cursos. Por fim, propõe a necessária e urgente ressignificação e revalorização do ensino universitário, em uma perspectiva humanista, emancipatória e multirreferenciada; da pesquisa, informada e articulada socialmente e da extensão como comunicação e integração entre saberes acadêmicos e sociais/populares, em relação orgânica, dialógica e agregada ao ensino e à pesquisa. Neste sentido, buscamos refletir sobre a coibição de artificialismos para o mero cumprimento legal da presença curricular da extensão universitária, sendo capaz de propor alternativas com autonomia relativa, junto à sociedade, em outras bases paradigmáticas acerca dos principais dilemas que afligem o mundo e o país, em um cenário diverso, contraditório e plural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Federal de São Paulo

    Professora da Universidade Federal de São Paulo/EFLCH (aposentada). Ativista pelo direito à Educação e Educação Integral. Mestra em Educação (FE USP) e em Estado, Governo e Políticas Públicas (Flacso). Doutora em Educação (FE-USP), com Pós- Doutoramento na mesma área (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa) e estágio no Centre de Recherche en Éducation/CREN (Université de Nantes). Pesquisadora dos campos das Políticas Educacionais e Formação de Professores. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2929-4888. E-mail: neide.ogomes@gmail.com. 

  • Marcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC

    Docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC desde 2008, bacharel e licenciada em História pela Unicamp, com mestrado e doutorado em História das Ciências pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: História Decolonial, Interculturalidade e Relações entre História das Ciências e Educação Científica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0904-5032. E-mail: marcia.alvim@ufabc.edu.br. 

  • Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha, Universidade Federal do ABC

    Docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC desde 2009, bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, com doutorado erm Química Orgânica pela mesma instituição. Seus interesses em pesquisa são nas áreas de Química, Bioquímica, Ensino de Química e História da Química. Em conjunto com Márcia Helena Alvim exercem a direção do CCNH (gestão 2021-2025). UFABC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0203-3143. E-mail: rodrigo.cunha@ufabc.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, Marineide; ALVIM, Marcia Helena; OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA, Rodrigo Luiz. A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: : DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 30, n. 59, p. 167–189, 2024. DOI: 10.55028/intermeio.v30i59.20635. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/20635. Acesso em: 19 fev. 2026.