Desafios da Implementação de um Currículo Bilíngue: reflexões sobre a construção desse novo espaço do inglês nas escolas
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões acerca dos documentos oficiais que pautam o ensino da Língua Adicional no Brasil e os desafios por parte das instituições de ensino que pretendem estabelecer o ensino da Língua Adicional em currículo Bilíngue desde a infância. A realidade, hoje em dia, evidencia grande demanda pelo ensino de inglês (RUBBO, 2016; TONELLI e CHAGURI, 2014; TANACA, 2017), seja em escolas de idiomas, escolas particulares ou na crescente emergência de escolas bilíngues (Português-Inglês); no entanto, cada um desses contextos revela uma necessidade específica e a que será contemplada neste trabalho é a das escolas Bilíngues. São muitas as dificuldades encontradas à implementação de um projeto bilíngue em uma escola. Para tanto, abordaremos os principais desafios com objetivo de refletir sobre a implementação do currículo Bilíngue: a lacuna da formação docente para professores de línguas para crianças (FREITAS, KAWACHI-FURLAN, BROSSI e TONELLI, 2020), uma análise do local da Língua Inglesa nos documentos oficiais e a importância de uma visão heteroglóssica de língua na escola que deseja tornar-se bilíngue.
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