CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 26, nº 51/2022Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

2021-07-06

 

Prezados Colegas,

A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS está com chamada aberta para o volume 26, nº 51/2022.

Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

Nas últimas décadas, um crescente grupo de pesquisadores, professores e estudantes em formação no campo dos estudos da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior, têm se voltado de forma mais acentuada à educação linguística na infância.

No Brasil, a literatura na área tem crescido e se fortalecido (TONELLI; PÁDUA, 2017), assim como têm sido ampliadas iniciativas de implantação do ensino de línguas em anos iniciais nos contextos de educação pública e privada (TANACA, 2017). Por decorrência, o campo da formação e do trabalho docente nessa área tem também registrado considerável crescimento e despertado interesse por parte de educadores, formadores e pesquisadores (SANTOS; BENEDETTI, 2009; SANTOS, 2005, 2011; VICENTIN, 2013; LIMA, 2019).

No entanto, critica-se o caráter ainda predominantemente instrumental do ensino de línguas na infância, em seus mais diversos contextos (ROCHA, 2006). A sociedade contemporânea em que vivemos -  globalizada, digital, sociopolítica e economicamente complexa, bem como linguística, identitária e culturalmente diversa - adiciona outras demandas urgentes a essa problemática. Entre esses desafios, podemos citar a necessidade de fortalecimento de políticas e processos educativos de cunho formativo e transformador, que possam contribuir para a formação plurilíngue, crítica e cidadã (ROCHA, 2010, 2012; SÃO PEDRO, 2016) dos alunos, além de promover, em meio aos espaços escolares, possibilidades de ruptura com discursos homogeneizadores e opressores, das mais variadas ordens. Nessa perspectiva, em um momento em que nos deparamos com o crescimento acelerado de escolas ditas bilíngues, mostra-se importante também discutirmos a educação linguística na Educação Básica, sob um viés crítico, multissemiótico e translíngue (ROCHA; LIBERALI, 2018), a fim de ampararmos as ações no campo do ensino de línguas na infância em um viés libertador e transformativo (FREIRE, 2004).

Diante das problematizações apresentadas, esse dossiê temático visa, a partir de visões plurais, reunir trabalhos que contribuam para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com o campo das políticas públicas e da formação docente e, assim, em sua rica multiplicidade de focos.

REFERÊNCIAS

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LIMA, A. P. Formação profissional de professores de inglês para crianças do ensino fundamental I: possibilidades para a formação e trabalho docente. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho, São Carlos-SP, 2019.

ROCHA, C. H. Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. 2006. 339f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

______. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 243f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

______. Reflexões e propostas sobre Língua estrangeira no ensino fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas, SP: Pontes, 2012.

______; LIBERALI, F. C. Ensino de línguas nos anos iniciais de escolarização: breves reflexões sobre bilinguismo e letramentos. In: FIGUEIREDO, A. R. (Orgs.).  Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas/FFCLH-USP, 2017.

SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. 230 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Mato Grosso, 2005.

______. Professores de língua inglesa para crianças: interface entre formação inicial e continuada, experiência e fazer pedagógico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 223-246, 2011.

______.; BENEDETTI, A. M. Professores de língua estrangeira para crianças: conhecimentos teórico-metodológicos desejados. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 2, p. 333-351, jul./dez. 2009.

SÃO PEDRO, J. Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, 2016.

TANACA, J. J. C. Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de Inglês para crianças no Projeto Londrina Global.  Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S.  O estado da arte de pesquisas sobre ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças. In: In: TONELLI, J. R. A.; PADUA, L. S.; OLIVEIRA, T. R. (Orgs.). Ensino e formação de professores de línguas estrangeira para crianças no Brasil. Curitiba, PR: APPRIS, 2017, p. 17 – 40.

VICENTIN, K. A. Inglês nos anos iniciais no Ensino Fundamental público: de representações de professores a políticas linguísticas. 2013. 149 f. Dissertação (Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2013.

Organizadoras:

Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)

Claudia Kawachi-Furlan (UFES)

Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)

 

As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 26, n. 51”.

Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

 

Cordialmente,

Nara Hiroko Takaki (UFMS)

Editora da área de Linguística e Semiótica

 

Cronograma

Prazo final para submissão de trabalhos: 30 de novembro de 2021.

Publicação prevista para 25 de junho de 2022.