Flusser e a história das mentalidades: o léxico “brincadeira” como metáfora para “consciência de mundo” do brasileiro

  • Geisa Mara Batista Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Senac Minas

Resumen

Vilém Flusser, filósofo tcheco que morou no Brasil entre os anos de 1940 e 1972, acreditava que haveria certas particularidades linguísticas no português do Brasil, as quais fariam com que o brasileiro - ao contrário de outros povos falantes de línguas românicas - “enxergue por sobre as regras”. Flusser sugere que quem apreende o sentido da palavra ‘brincadeira’, na semântica própria do português brasileiro, adquire uma nova forma de perceber o mundo, uma nova ferramenta, uma nova perspectiva. São objetivos desse trabalho investigar em que medida o português brasileiro - em especial a semântica que está contida no termo “brincadeira”- expressa uma visão de mundo, bem como aproximar essa intuição de Flusser de uma proposta acerca da história das mentalidades. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que se debruçou, ainda, em demonstrar a possível construção, no interior do pensamento de Flusser, do léxico “brincadeira” como uma metáfora conceitual.

 

Biografía del autor/a

Geisa Mara Batista, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Senac Minas
Doutoranda do departamento de Estudos Linguísticos da UFMG, Mertre em Filosofia pena UFMG, Bacharela e Licenciada em Filosofia e Licenciada em Latras - Português , ambas graduações pela UFMG. Professora da Faculdade Senac Minas, Do Colegio Instituto Coração de Jesus e da Rede Estadual de Minas Gerais. Coautora dos programas pedagógicos "Clube da Leitura" e "BASE - Bullying, Aqui Se Enfrenta".

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Publicado
2018-03-16
Cómo citar
Batista, G. M. (2018). Flusser e a história das mentalidades: o léxico “brincadeira” como metáfora para “consciência de mundo” do brasileiro. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(39), 6-20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3146
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica