Papéis sociointeracionais e o uso de fóruns online no ensino superior
Resumen
Tomando as condições de possibilidade das trocas linguageiras em práticas letradas do ensino superior, o objetivo geral deste trabalho é discutir os papéis sociointeracionais assumidos por professor e aluno em dois fóruns online realizados no interior de disciplina semipresencial de um curso de licenciatura em Letras. Para tanto, a proposta tem ancoragem em uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar, sobretudo ao compreender a linguagem como prática social a partir do campo aplicado dos estudos da linguagem e em diálogo com os pressupostos discursivos de orientação francesa. No encalço de refletir as atividades didático-científicas estabelecidas na ordem discursiva dos fóruns recortados, enquanto manifestações de processos complexos de construção da identidade docente pela linguagem e enquanto exercício regular de produção e de circulação de saberes científico-pedagógicos, são mobilizados como instrumental analítico os conceitos de framing, postura e estilo de discurso. Os resultados apontam que, no batimento entre as condições de emergência e as relações de poder que cercam cada interação desenvolvida, os participantes mantêm a posição-sujeito institucionalizada e (co)constroem, alternadamente, outros papéis sociointeracionais. Com regularidade significativa no fórum livre, o estudo nos permite entrever maior produção de subjetividade em contexto não imbuído do ritual avaliativo. Além disso, o que as análises mostraram é que a mediação da tecnologia digital em si não garante esses deslocamentos, quando se trata de situação de ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
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