Metodologia de Pesquisa em Filosofia da Educação Matemática
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o significado de metodologia de pesquisa em Filosofia da Educação Matemática. Com esse intuito, nos debruçamos sobre as pesquisas apresentadas no V Seminário Internacional de Pesquisa Educação Matemática (SIPEM), por entendê-lo como um lócus institucionalmente instituído reconhecido pelos pesquisadores da área. Procedemos por meio de uma análise descritiva de cada um dos textos da quinta edição do evento em busca de abrir a visão de um horizonte de compreensões de nosso interrogado, a dizer, "o que se mostra como inerente à metodologia da pesquisa em Filosofia da Educação Matemática?". Como resultados do estudo, entendemos que ainda que haja diversidade de referenciais indicados pelos autores em Filosofia da Educação Matemática, as pesquisa estudadas revelam uma metodologia invariante, que envolve: problematizar, interrogar continuamente o afirmado, descrever (o vivenciado e o modo pelo qual as ideias são articuladas); e reunir ideias de autores significativos em torno de um tema sob investigação.Referências
ALES BELLO, Angela. L’Universo nella coscienza. Pisa: Edizioni ETS, 2007.
ANASTACIO, M. Q. A.; BARROS, N. M. C. Compreensões de Matemática de Alunos de Pedagogia em Ambiente Online. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-20.
BARBARIZ, T. A. M.; DETONI, A. R. O conhecimento como hipertexto no olhar de uma filosofia da linguagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-18.
BATISTELA, R. F. O Plágio numa Atividade de um Curso a Distância: uma análise fenomenológica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-22.
BICUDO, M. A. V.; BAIER, T. Educação a Distância como possibilidade de constituição da inteligência coletiva. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-15.
CAMMAROTA, G.; CLARETO, S. M. Entre modelos de aprendizagem e políticas cognitivas: a sala de aula de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-20.
MENEGHETTI, R. C. G. Sobre a Teoria da Organização, a Economia Solidária e a Etnomatemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-20.
MOCROSKY, L. F.; BICUDO, M. A. V. Nos meandros da ciência: contribuições para uma educação científico-tecnológica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-17.
MONDINI, F. A Matemática presente na organização escolar Jesuítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-14.
PAULO, R. M. A constituição da identidade do professor: um olhar fenomenológico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-16.
PURCINA-BAUMANN, A. P. O pro-jeto pedagógico em foco: um ensaio sobre o devir da forma-ação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-21.
ROTONDO, M. A. S.; MAROCCO, T. T. Dispositivo Experimentoteca de Matemática: produção na imanência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-21.
SBEM. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Disponível em < http://www.sbem.com.br/sipem/historico.html>. Acesso em 10 jul. 2009.
SHINKAWA, G. Z.; MENEGHETTI, R. C. G. Uma Discussão sobre o Conceito de Tecnologia Social no Contexto da Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-18.
SILVA, T. T. P.; S. C. OTERO-GARCIA. A Hermenêutica de Profundidade e suas possibilidades para a Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-15.
VILELA, D. S. Matemática como prática social: discussão pela teoria pragmática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis. Anais... Brasília: SBEM, 2012. p. 1-20.