Etnomatemática e Pedagogia da Realidade: perspectivas às docências escrava e nobre

Palavras-chave: Docência Escrava, Docência Nobre, Etnomatemática, Pedagogia da Realidade

Resumo

Tratamos dos valores e as condições de avaliações no escopo das docências. Ao proceder a um
estudo genealógico em torno da Pedagogia da Realidade, elegemos a etnomatemática como campo
analítico para perspectivar seus discursos a partir da presença do real em suas enunciações. Com as
produções discursivas, percebemos modos de interpretar os valores que diferenciam as docências
entre negar ou afirmam a vida. O entre torna-se impulso para pensarmos as docências escrava e
nobre. Enquanto a primeira torna-se escrava e assujeita-se aos valores e as presenças do real, a
segunda encara a si mesma como afirmação da diferença, das variações. No entanto, ambas se
correlacionam, pois uma é impulso à outra. Ao deslocar as docências de uma identidade fixa,
produzimos modos de variá-las em suas presenças e em aulas e entre negar e afirmar a vida e...

Biografia do Autor

Gilberto Silva dos Santos, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Doutor em Educação em Ciências. Docente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. E-mail: prof.giba.mat@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4616-9891.  
Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Educação em Ciências (PPGEC) da UFRGS.

E-mail: samuel.bello@ufrgs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3857-9121.

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Publicado
2022-12-09
Como Citar
SANTOS, G. S. DOS; BELLO, S. E. L. Etnomatemática e Pedagogia da Realidade: perspectivas às docências escrava e nobre . Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 9 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)