Tarefas Envolvendo Função Afim em Um Livro Didático: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático Realizada por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática

Palavras-chave: Análise de Livro Didático, Formação de Professores, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este texto apresenta diferentes análises de tarefas envolvendo ‘função afim’ apresentadas em um livro didático. As análises foram efetuadas pelos autores deste artigo e por quatro grupos de acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática no âmbito de uma disciplina de caráter pedagógico, em que foram abordados vários conceitos com objetivo final de que os acadêmicos construíssem uma sequência de ensino para aprendizagem de função afim em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. O livro foi analisado com base na Teoria Antropológica do Didático com a intenção de identificar os tipos de tarefas contempladas no livro e as técnicas sugeridas para a sua resolução, bem como os tipos de tarefas que não estão presentes, considerando o saber matemático ‘função afim’. A partir dos dados produzidos pelos acadêmicos, buscou-se identificar a relação pessoal dos grupos com o livro didático e com o objeto matemático função. As reflexões revelaram que tal relação é diferente, tanto a relação pessoal dos autores deste texto como a dos grupos de acadêmicos. Foi identificada, ainda, a necessidade de que o professor analise o livro didático utilizado em sala de aula e complemente as atividades propostas, a fim de proporcionar a construção do conhecimento do objeto matemático em questão.

Biografia do Autor

Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática ? pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? Unioeste (2022). Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática da Unioeste campus Cascavel desde 2009. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPeDiMa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (Unespar/Campo Mourão); GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campo Mourão); GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática e Educação Matemática Inclusiva - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do NIPEDICMT - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - Universidade Federal da Bahia. Participa do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). E-mail: francieliantunes@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5874-9773.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Coordenadora adjunta do GT13/SBEM – Grupo de Trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Email: cminogueira@uem.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0200-2061.

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Publicado
2022-12-21
Como Citar
ANTUNES, F. C. A.; NOGUEIRA, C. M. I. Tarefas Envolvendo Função Afim em Um Livro Didático: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático Realizada por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 21 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)