Tarefas Envolvendo Função Afim em Um Livro Didático: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático Realizada por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática
Resumo
Este texto apresenta diferentes análises de tarefas envolvendo ‘função afim’ apresentadas em um livro didático. As análises foram efetuadas pelos autores deste artigo e por quatro grupos de acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática no âmbito de uma disciplina de caráter pedagógico, em que foram abordados vários conceitos com objetivo final de que os acadêmicos construíssem uma sequência de ensino para aprendizagem de função afim em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. O livro foi analisado com base na Teoria Antropológica do Didático com a intenção de identificar os tipos de tarefas contempladas no livro e as técnicas sugeridas para a sua resolução, bem como os tipos de tarefas que não estão presentes, considerando o saber matemático ‘função afim’. A partir dos dados produzidos pelos acadêmicos, buscou-se identificar a relação pessoal dos grupos com o livro didático e com o objeto matemático função. As reflexões revelaram que tal relação é diferente, tanto a relação pessoal dos autores deste texto como a dos grupos de acadêmicos. Foi identificada, ainda, a necessidade de que o professor analise o livro didático utilizado em sala de aula e complemente as atividades propostas, a fim de proporcionar a construção do conhecimento do objeto matemático em questão.
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