O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: UM PANORAMA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Resumo
Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre Brasil e México. Sendo este artigo um recorte de uma pesquisa sobre o estudo dos Números Racionais nos dois países, tendo como referencial teórico a perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Para isso, investigamos os aspectos epistemológicos, didáticos, cognitivos e socioculturais acerca do tema Números Racionais nos sistemas de ensino, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.
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