Sobre a Dinâmica de Circulação de Ideias (em Educação Matemática)
Resumo
O artigo apresenta algumas compreensões sobre o movimento internacional de circulação e apropriação de um ideário educacional em Educação Matemática. Na impossibilidade de realizar este estudo num plano genérico, optamos por ter a Didática da Matemática Francesa como foco. Trata-se, pois, de um estudo de caso sobre a circulação da Didática Francesa, um conjunto de ideias e práticas que evidencia mobilizações com expressiva intencionalidade e repercussão. A investigação sobre a inserção, a circulação e a acomodação das propostas desse movimento no Brasil dá indicativos de aspectos relevantes que podem caracterizar a dinâmica de apropriação e circulação de ideias em sentido mais amplo. Seguindo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, com base na proposta metodológica da História Oral e tendo a Sociologia como recurso teórico para as análises, recorremos a entrevistas com educadores matemáticos brasileiros de distintos núcleos institucionais de ensino superior que protagoniza(ra)m a mediação entre a Didática da Matemática Francesa e a Educação Matemática Brasileira.Referências
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