Sobre a Dinâmica de Circulação de Ideias (em Educação Matemática)

  • Carla Alves Souza USP
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

Resumo

O artigo apresenta algumas compreensões sobre o movimento internacional de circulação e apropriação de um ideário educacional em Educação Matemática. Na impossibilidade de realizar este estudo num plano genérico, optamos por ter a Didática da Matemática Francesa como foco. Trata-se, pois, de um estudo de caso sobre a circulação da Didática Francesa, um conjunto de ideias e práticas que evidencia mobilizações com expressiva intencionalidade e repercussão. A investigação sobre a inserção, a circulação e a acomodação das propostas desse movimento no Brasil dá indicativos de aspectos relevantes que podem caracterizar a dinâmica de apropriação e circulação de ideias em sentido mais amplo. Seguindo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, com base na proposta metodológica da História Oral e tendo a Sociologia como recurso teórico para as análises, recorremos a entrevistas com educadores matemáticos brasileiros de distintos núcleos institucionais de ensino superior que protagoniza(ra)m a mediação entre a Didática da Matemática Francesa e a Educação Matemática Brasileira.

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
SOUZA, C. A.; GARNICA, A. V. M. Sobre a Dinâmica de Circulação de Ideias (em Educação Matemática). Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade

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