O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva

  • Thiago Pedro Pinto UFMS
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP-Bauru
Palavras-chave: Projeto(s) Minerva. Educação via Rádio. Jogos de Linguagem. História da Educação Matemática.

Resumo

Estudar o Projeto Minerva, segundo nossas concepções, implica tematizar uma série de circunstâncias que o constituem não como uma estratégia educativa una, mas plural, considerando suas diversas, possíveis e diferenciadas configurações nas várias localidades do país e suas circunstâncias ao longo de seus dez anos de existência. Disso, nossa opção por enfatizar o plural: oS ProjetoS Minerva. Neste texto, apresentamos uma dentre as diversas histórias que produzimos ao longo de um estudo de doutorado (PINTO, 2013).  Sinteticamente, o Projeto Minerva foi uma ação do Governo Militar, implantada em 1970, que visava a permitir o acesso ao Primeiro e, posteriormente, Segundo Graus a milhares de brasileiros espalhados pelo país, valendo-se de um veículo barato e muito popular à época: o rádio. Problematizamos, aqui,  alguns aspectos historiográficos sobre a criação, desenvolvimento e extinção do Projeto Minerva e, a partir de um estudo sobre uma de suas radioaulas, buscamos evidenciar as diferenças entre uma matemática falada e uma matemática escrita. Segundo a perspectiva teórica mobilizada, inspirada na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein, estudamos as várias matemáticas que o projeto articula e permite articular, tratando-as como matemáticas distintas, não como uma “mesma” matemática que se manifesta em distintos suportes.



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Publicado
2014-06-01
Como Citar
PINTO, T. P.; GARNICA, A. V. M. O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.

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