Pensando, de Outro Modo, Um Tipo de Ensino Proposto Pela Educação Matemática Crítica (EMC), Dentro da Educação Matemática

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul" https://orcid.org/0000-0002-6535-7428
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

Este artigo objetivou analisar uma tecnologia de governo movimentada para a efetivação de possíveis posições de sujeitos (docentes e discentes) em um currículo-EMC. Utilizou, como corpus especializado de análise, artigos que foram publicados em revistas da educação matemática (Bolema, Zetetiké e Revista Paranaense de Educação Matemática) e trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática (2010, 2013, 2016). A partir dessa materialidade e das análises, construiu-se o enunciado: “no ensino de matemática há proposição de realização de investigação (cenários para investigação), o aluno participa ativamente e o diálogo é uma prática que se faz indispensável”. Como resultado, o estudo argumenta que “realização de investigação” é uma técnica fundamental para a composição de um campo tecnológico de governo de um currículo-EMC. O artigo conclui, considerando o enunciado produzido, que a técnica “realização de investigação” compõe um modo de governar condutas sem governar por intermédio de um jogo estratégico entre as liberdades.

Biografía del autor/a

Júlio César Gomes de Oliveira, "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: jcmathmusicrv@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6535-7428.

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: marcio.silva@ufms.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5061-8453.

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Publicado
2022-12-20
Cómo citar
OLIVEIRA, J. C. G. DE; SILVA, M. A. DA. Pensando, de Outro Modo, Um Tipo de Ensino Proposto Pela Educação Matemática Crítica (EMC), Dentro da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-26, 20 dic. 2022.
Sección
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais