Critérios para seleção de temas de interesse para o Currículo de Matemática do Ensino Médio

  • Clarissa de Assis Olgin Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil

Resumen

Este artigo apresenta critérios para a escolha de temas de interesse que podem ser desenvolvidas no Currículo de Matemática do Ensino Médio fundamentados em Skovsmose, Doll Jr. e Silva. Entende-se que os temas devem proporcionar o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, possibilitando ao estudante ampliar, revisar e aprofundar os mesmos. Apresenta-se uma sugestão de classificação de possíveis temas que busca subsidiar o professor na escolha de assuntos a serem desenvolvidos nas aulas de Matemática de forma a contextualizar e despertar o interesse do estudante do Ensino Médio para os conteúdos desenvolvidos. Apresentam-se, também, exemplos de cada temática, considerando-se os critérios pesquisados.

Citas

ALVES, Sérgio. A matemática do GPS. Revista do Professor de Matemática. Revista do Professor de Matemática, Sociedade brasileira de Matemática, v. 59, 2006.

AZCÁRATE, Pilar. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación em l Escuela, 32, 77-85, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. São Paulo: Ática, 2011.

DOLL JR, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.

IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicações. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel; DEGENZAIN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Rio de Janeiro: Atual, 2010.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Brasília, 2009.

MALTA, Gláucia Sarmento. Grafos no Ensino Médio: Uma Inserção Possível. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, UFRGS, Porto Alegre, 2008.

MENEGHETTi, Renata C. Geromel; BOTTA, Eliane Saliba. Matemática e Meio-Ambiente: poluição de lagos. In IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007.

MORAES, et al. Educação matemática e temas político-sociais. MORAES, Mara Sueli Simão.; SAHM, Élen Patrícia Alonso.; CARDIA. Elizabeth Mattiazzo.; UENO, Renata. São Paulo: Autores Associados, 2008.

OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 9ª Olímpiada Brasileira de Matemática das escolas públicas. Nível 3. Disponível em: < http://www.obmep.org.br/provas.htm> Acesso em: 15 Abr 2014.

SILVA, Marcio Antonio da. Currículo de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para escolha e organização de conteúdos. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2006.

Publicado
2015-12-16
Cómo citar
OLGIN, C. DE A.; GROENWALD, C. L. O. Critérios para seleção de temas de interesse para o Currículo de Matemática do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, 16 dic. 2015.