Características das aritméticas da série Concórdia – Década de 1940

  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS.
Palavras-chave: Características, Série Concórdia, Ensino da Matemática, Escolas Paroquiais Luteranas, Análise de Conteúdo.

Resumo

O artigo discute características das aritméticas da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas paroquiais no Rio Grande do Sul, na década de 1940. A partir de 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Estas escolas buscavam ensinar a língua materna, matemática, valores culturais sociais e religiosos. Fundamentando-se na história cultural e na análise de conteúdo, analisaram-se duas edições da Segunda Aritmética e a Terceira Aritmética da série Concórdia. Estas aritméticas abordam os números naturais, as frações, os números decimais, o sistema de medidas e a aritmética comercial. Priorizaram-se os algoritmos e os procedimentos de cálculo para que os alunos realizassem os cálculos mentais e os cálculos escritos com precisão, no cotidiano das colônias, havendo o emprego de uma linguagem e de uma representação simbólica comuns àquela época.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
KUHN, M. C.; BAYER, A. Características das aritméticas da série Concórdia – Década de 1940. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)