História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradições
Resumo
Temos como objetivo para esta comunicação dar luz às diferentes possibilidades de promoção do campo da História da educação matemática (Hem) no Brasil, em particular a contribuição das sociedades científicas. Para a reflexão utilizamos a perspectiva da sociologia histórica que propõe a aproximação entre o passado e o presente, de um espaço social e um tempo histórico. Mobilizamos o conceito de campo científico de Pierre Bourdieu, para caracterizar o campo da Hem e as suas relações com os demais campos. Em relação ao fomento desse campo, que se encontra em processo de reconhecimento e legitimação apresentamos as contribuições da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Desta maneira, a Hem ao passar dos anos vem buscando sua própria representação, ou seja, ultrapassar as condições que a denominam como uma especificidade e uma dimensão de outros campos, como esses das sociedades científicas.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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