História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradições

  • Yohana Taise Hoffmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Temos como objetivo para esta comunicação dar luz às diferentes possibilidades de promoção do campo da História da educação matemática (Hem) no Brasil, em particular a contribuição das sociedades científicas. Para a reflexão utilizamos a perspectiva da sociologia histórica que propõe a aproximação entre o passado e o presente, de um espaço social e um tempo histórico. Mobilizamos o conceito de campo científico de Pierre Bourdieu, para caracterizar o campo da Hem e as suas relações com os demais campos. Em relação ao fomento desse campo, que se encontra em processo de reconhecimento e legitimação apresentamos as contribuições da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Desta maneira, a Hem ao passar dos anos vem buscando sua própria representação, ou seja, ultrapassar as condições que a denominam como uma especificidade e uma dimensão de outros campos, como esses das sociedades científicas.

Biografia do Autor

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)
Mestra em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFSC) Lattes: http://lattes.cnpq.br/6232852581397708 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3590-315X  E-mail: yohana.thc@gmail.com
David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. E-mail: david.costa@ufsc.br.

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Publicado
2020-10-24
Como Citar
Hoffmann, Y. T., & Costa, D. A. da. (2020). História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradições. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10834
Seção
Sessões Coordenadas

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