Estudo do conceito de frações equivalentes em obras piagetianas

delineando uma pesquisa

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar aspectos sobre o delineamento da pesquisa em desenvolvimento no Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina cuja temática versa sobre o conceito de frações equivalentes em obras piagetianas com previsão de período voltado a consulta dos Arquivos de Jean Piaget na Universidade de Genebra (UNIGE). Adota como referencial teórico-metodológica aportes da História Cultural, sócio-história e da História da educação matemática. Como resultados preliminares trazemos os mecanismos de busca dos arquivos de Jean Piaget, a importância da cooperação entre os integrantes de um grupo de pesquisa que permitem atalhos no acesso a pesquisadores renomados, referência bibliográficas e questões de bastidores. No Brasil, estudos que relacionam frações e Piaget começam a aparecer a partir da década de 1980. Esperamos que a consulta aos arquivos de Jean Piaget em Genebra possa aprofundar e trazer contribuições para a caracterização de uma matemática do ensino de frações equivalentes em bases piagetianas.

Biografia do Autor

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Toledo (UTFPR-TD). Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) setor Palotina. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em História da educação matemática – Paraná (GHEMATPR).

David Antônio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SC).

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Novaes, B. W. D., & Costa, D. A. da. (2022). Estudo do conceito de frações equivalentes em obras piagetianas. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16643
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)

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