Saberes para ensinar aritmética: prática de ensino após a reforma de Orestes Guimarães em Santa Catarina

  • Maiara Elis Lunkes Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnologia
  • Iara Zimmer Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Com este trabalho objetivamos identificar rastros de uma aritmética para ensinar na prática de ensino na formação do professor do ensino primário após a reforma de Orestes Guimarães em Santa Catarina. Para tanto, utilizamos das categorias teóricas elaboradas por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, mais especificamente os saberes para ensinar. Desta forma, utilizamos de documentos como: regulamentos e programas de ensino da Escola Normal e dos Grupos Escolares, decretos, mensagens apresentadas ao congresso legislativo, entre outros, identificados no período da reforma. Os saberes para ensinar aritmética se apresentam na formação do futuro professor pelas demonstrações, ora do reformador, ora pelo diretor dos grupos escolares. Tais saberes são sistematizados nos textos normativos em 1914.

Biografia do Autor

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Lunkes, M. E., Zimmer, I., & Costa, D. A. da. (2019). Saberes para ensinar aritmética: prática de ensino após a reforma de Orestes Guimarães em Santa Catarina. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6397
Seção
Sessões Coordenadas

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