Uma análise acerca do conteúdo de equidifferenças e proporções
Resumo
Pode ser difícil identificar nos livros didáticos quando o ensino de Aritmética termina e o de Álgebra tem início, principalmente pelo último ser percebido como uma generalização do primeiro. Livros de Aritmética do início do século XX evidenciam isto nos conteúdos de equidifferença e proporção com o uso de incógnitas e, implicitamente, na resolução de equações. Contudo, poderíamos considerar a abordagem de tais temas como um ensino de Álgebra? Em caso afirmativo, que Álgebra seria esta? Deste modo, propomos um estudo histórico com base na análise de cinco livros didáticos de Aritmética, na busca por caracterizar os aspectos algébricos deste ensino e verificar sua relação com as perspectivas de Peacock (1842) acerca da Álgebra aritmetizada e da Álgebra simbólica. Foi possível perceber que esta abordagem se aproxima da primeira perspectiva do autor, mas que ainda assim não poderia ser caracterizada como um ensino de Álgebra.
Referências
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566.
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43.
L.L. (1916). Elementos de arithmetica. Campinas: Typografia da Casa Ideal.
Le Goff, J. (1990) História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. et al. Campinas, SP. Editora da UNICAMP.
Leyssenne, P. (1911). Traité D’Arithmétique: Théorique et Pratique. Librairie Armand Colin, Paris.
Peacock, G. A. (1842). TREATISE ON ALGEBRA: Vol. 1 Arithmetical Algebra. Cambridge: J. & J. J. Deighton; London, G. F. & J. Rivington.
Santos, A. B. C., Pereira, J. C. S. & Nunes, J. M. V. (2017). Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar. Educação Matemática Pesquisa, 19(1), p. 81-103.
Silva, R. L. (1923). Arithmetica Pratica e Formulario. Rio de Janeiro: Besnard Frère.
Souza, A. M.(1910). Arithmetica Elementar. 4. ed. Rio de Janeiro: Rodrigues & C.
Trajano, A. B. (1922). Arithmetica Elementar Illustrada. 92ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado