Sessão 6: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO (1830-1880)

  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa com o objetivo de analisar a história da educação matemática mato-grossense e as possíveis influências e contribuições de outras instituições para a escola.As principais fontes utilizadas foram os relatórios provinciais, Programas de Ensino, leis e regimentos da instrução pública. Para conduzir a análise se utilizou conceitos propostos por André Chervel, no campo da história das disciplinas escolares e outros autores que compartilham as mesas ideias, favorecendo uma análise de cunho cultural e histórica. Foi possível verificar que houve grande influência da Igreja na instrução pública de Mato Grosso, tanto no ensino secundário como primário, contribuindo de maneira significativa para a melhora da instrução.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Gonzales, K. G., & Pais, L. C. (2022). Sessão 6: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO (1830-1880). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-15. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15038
Seção
Sessões Coordenadas