Sessão 6: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO (1830-1880)
Resumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa com o objetivo de analisar a história da educação matemática mato-grossense e as possíveis influências e contribuições de outras instituições para a escola.As principais fontes utilizadas foram os relatórios provinciais, Programas de Ensino, leis e regimentos da instrução pública. Para conduzir a análise se utilizou conceitos propostos por André Chervel, no campo da história das disciplinas escolares e outros autores que compartilham as mesas ideias, favorecendo uma análise de cunho cultural e histórica. Foi possível verificar que houve grande influência da Igreja na instrução pública de Mato Grosso, tanto no ensino secundário como primário, contribuindo de maneira significativa para a melhora da instrução.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado