Hermenêutica de Profundidade: aporte teórico-metodológico para narrativas
Resumo
Neste texto apresentamos uma investigação em que analisamos os movimentos de criação e desenvolvimento das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática no estado de Mato Grosso do Sul, mobilizando a História Oral (HO) juntamente com a Hermenêutica de Profundidade (HP), como aporte teórico-metodológico. Desta forma, tratamos – mais especificamente para esse texto – do modo como procedemos com as análises, explicitando para o leitor, como o caminhar da pesquisa e o amadurecimento científico do pesquisador, fomentou discussões e permitiu a constituição do trabalho analítico. Finalizamos apresentando e discutindo um exemplo da nossa própria pesquisa em que o conceito de ideologia, proposta na HP, fica evidente e,segundo nosso ponto de vista, contribui, tornando esse aporte teórico-metodológico uma possibilidade para a análise de narrativas na/para a História da Educação Matemática
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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