Hermenêutica de Profundidade: aporte teórico-metodológico para narrativas

  • Kátia Guerchi Gonzales

Resumo

Neste texto apresentamos uma investigação em que analisamos os movimentos de criação e desenvolvimento das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática no estado de Mato Grosso do Sul, mobilizando a História Oral (HO) juntamente com a Hermenêutica de Profundidade (HP), como aporte teórico-metodológico. Desta forma, tratamos – mais especificamente para esse texto – do modo como procedemos com as análises, explicitando para o leitor, como o caminhar da pesquisa e o amadurecimento científico do pesquisador, fomentou discussões e permitiu a constituição do trabalho analítico. Finalizamos apresentando e discutindo um exemplo da nossa própria pesquisa em que o conceito de ideologia, proposta na HP, fica evidente e,
segundo nosso ponto de vista, contribui, tornando esse aporte teórico-metodológico uma possibilidade para a análise de narrativas na/para a História da Educação Matemática

 

Como Citar
Gonzales, K. G. (1). Hermenêutica de Profundidade: aporte teórico-metodológico para narrativas. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7966
Seção
Mesas redondas - submetidas