O Movimento da Escola Nova:
Margarita Comas e os materiais de ensino
Resumo
Este texto, recorte de uma pesquisa doutoral em desenvolvimento, tem como proposta responder como se caracteriza o ensino das operações aritméticas pelo método Mackinder difundido por Margarita Comas no manual Metodología de la aritmética y la geometria? Para responder tal questionamento, utiliza-se como referencial teórico os pressupostos da História Cultural e dos saberes da formação docente. Sob um viés escolanovista e como seguidora fiel das propostas de John Dewey, Comas valorizava a manipulação de materiais didáticos, neste caso, a caixa de Mackinder, e a partir dela apresentou um ensino de números e operações aritméticas com jogos e situações em que é importante a composição e decomposição de números e o uso do visual, valorizando assim, novos modos de pensar a aritmética, principalmente para as crianças.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado