A Presença dos Problemas Aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1927)

Resumo

Esta comunicação está filiada aos estudos históricos da Educação Matemática e associada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT–SC). O objetivo deste texto visa discutir a presença dos problemas aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais no recorte temporal de 1925 a 1927. Como aporte teórico metodológico, utilizam-se os estudos respaldados na História Cultural, na Cultura Escolar e nos conhecimentos oriundos desta cultura, relacionados ao ensino de matemática. As fontes utilizadas nesta investigação são artigos referentes à Revista do Ensino de Minas Gerais dos anos de 1925 a 1927. A partir da análise das fontes, constatam-se dois principais focos para o ensino de aritmética nos artigos desse periódico: o ensino pelo Método de Projetos e as orientações das Lições de Aritmética de Vitalia Campos. Identificam-se, ao longo da análise dos artigos, diferentes representações para o ensino de problemas aritméticos. Em certos momentos, verificam-se os problemas como aplicação dos conteúdos vinculados à vida prática dos alunos. De outro modo, aparecem de forma oral como meio de ensinar aritmética, mas também, ao final, como forma de verificação do conteúdo estudado, oportunizando o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Michel Junior, R. R., & Costa, D. A. da. (2025). A Presença dos Problemas Aritméticos na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1927). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22061
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>